Durante os últimos 15 anos, o Estado de São Paulo foi governado pelo PSDB e não contou com o apoio do governo federal, que por sua vez passou este mesmo período sendo comandado pelo PT. A queda de braço entre esses dois partidos sempre foi dura, mas os dois conseguiram realizar bons trabalhos, tanto que o Brasil avançou muito em várias áreas e São Paulo nunca parou de crescer.
A mudança de rotina ocorreu em 2015, quando o governo federal perdeu a mão e a administração do País ficou frouxa, sem apoio e sem medidas corretas para manter o desenvolvimento. A crise se instaurou e o resultado é o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). E mesmo com a atual situação econômica, com tantos problemas, São Paulo tem mostrado porque leva o nome de uma das maiores metrópoles do planeta. A crise bateu na casa dos paulistas, mas ainda não é tão grave como em outros Estados, como no Rio de Janeiro, onde o salário dos aposentados não estão sendo pagos por falta de verba.
No último domingo, a grande maioria dos deputados federais de São Paulo votou a favor da saída da presidente do governo, durante o processo de abertura do impeachment. Claro, todos eles sabem o quanto pode ser bom para o Estado caso um presidente que não seja do PT assuma o cargo. A possibilidade de o governo federal olhar novamente com mais carinho, e menos disputa política, para São Paulo pode fazer o Estado melhorar bastante e, com isso, ajudar o País a sair da crise.
O foco nos programas sociais é importante para manter a esperança do povo e oferecer condições de mudança para as pessoas. Aliás, caso Dilma sofra o impeachment, alguns programas que salvaram e tiraram tantas pessoas da miséria devem continuar, principalmente nas regiões mais pobres, como Norte e Nordeste.
Um comparativo interessante é imaginarmos como seria os últimos 15 anos de São Paulo caso o governo federal não tivesse brigas ou intrigas com o Estado. É preciso lembrar que o setor econômico e industrial desta metrópole é um dos maiores do mundo e alimenta enormemente as contas da União com impostos e outras taxas. Da mesma forma que a Amazônia merece cuidado por ser o Estado com maior área verde e que representa a preservação do meio ambiente; São Paulo precisa de um olhar mais atento devido a sua força econômica. É valorizando o que temos de melhor que poderemos vencer os desafios do desenvolvimento e fugir de qualquer crise.