No Dia Mundial da Saúde, realizado ontem, os jornais Mogi News e Diário do Alto Tietê publicaram várias reportagens sobre o tema. Em Mogi das Cruzes, a prefeitura preparou diversas ações para orientar a população sobre a importância em levar uma vida mais saudável. O legado destes eventos são imensuráveis.
Diante de tantas informações negativas de todos os lados, o tema Saúde é uma daquelas pequenas chamas que não podem ser apagadas. Todo material sobre o assunto é válido e precisa ser mais divulgado entre as pessoas e na Imprensa. Quanto mais instruídas sobre o tema, mais as pessoas tomarão consciência da importância em modificar hábitos e ter uma vida melhor.
No Alto Tietê, a Saúde costuma ser tema de várias reportagens, principalmente negativas. Mortes inexplicáveis nos hospitais, falta de equipamentos, pacientes reclamando da demora no atendimento, entre tantos outros problemas vivenciados no dia a dia.
Portanto, cada iniciativa nesta área merece atenção e apoio. Em Itaquaquecetuba, a inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas modificou a vida dos moradores. Em Mogi, a chegada do Hospital Municipal, em Brás Cubas, também se tornou um marco. São projetos como esses que fazem a diferença na vida das pessoas e torna a qualidade de vida melhor.
O tripé básico Saúde, Educação e Segurança, sem dúvida, pode modificar vidas e criar um futuro melhor. Com uma forte estrutura como essa, os cidadãos serão melhor capacitados para exercer suas funções na sociedade e, com isso, tornar a economia melhor, mais justa.
Neste ano, as pessoas votam para prefeito e vereador nas cidades. Esta é uma boa oportunidade para que os eleitores prestem atenção em quem valoriza estes temas. Os municípios que investem em hospitais, unidades de saúde, parques, academias ao ar livre e ciclovias estão muito à frente daqueles que mal tapam os buracos de suas ruas ou ainda que não tem sequer um hospital descente para seu povo.
Como muitos escritores e pensadores já disseram, um corpo perturbado pode não suportar uma mente tranquila. Com hábitos saudáveis, sem doenças e com segurança, as pessoas ficam mais capacitadas para realizar bons trabalhos, serem mais competentes e mais felizes. Por isso, ações como as realizadas ontem em comemoração ao Dia Mundial da Saúde devem continuar, aumentar e chegar a todas as cidades da região. Os resultados serão vistos daqui a alguns anos, mas valerá a pena.