A manifestação de alunos de escolas técnicas estaduais (Etecs) contra o desvio de recursos na compra da merenda escolar em São Paulo bloqueou, ontem às 13 horas, ambos os sentidos da Avenida Paulista, região central da capital paulista. Segundo os estudantes, as Etecs não oferecem merenda, nem almoço, mesmo com alunos que ficam em período integral na instituição.
"Aqui na Etecs, quem faz ensino integrado passa o dia inteiro na escola, e tem que esquentar marmita no micro-ondas. Só que são três micro-ondas para todos, incluindo a Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). São 6 mil estudantes para três micro-ondas", disse uma das alunas, que se identificou como Chablau.
Em nota, a assessoria de Imprensa do Centro Paula Souza informou que "está tomando providências para adaptar as unidades que ainda não oferecem merenda".
Fraudes
Uma força-tarefa da Polícia Civil e do Ministério Público investiga, na Operação Alba Branca, um esquema de fraude na compra de merenda escolar de prefeituras e do governo paulista. Segundo o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) de Ribeirão Preto, as fraudes ocorridas entre 2013 e 2015 chegam a R$ 7 milhões, dos quais R$ 700 mil foram destinados ao pagamento de propina e comissões ilícitas.