O Café com Mogi News da próxima terça-feira (15) destaca o skate, como esporte e ferramenta de inclusão e transformação social para crianças e jovens. O entrevistado é Sandro Soares, o Sandro Testinha, como é mais conhecido, um dos fundadores da Organização Não Governamental (ONG) Social Skate, com sede em Poá. Atualmente são atendidas 150 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 17 anos, com atividades baseadas em uma frase de Leila Santos, cofundadora: "Skate é bom, com educação é ótimo".
Na entrevista, Sandro Testinha também conta um pouco de sua história, e como desde criança o skate faz parte de sua vida. “Eu confesso, eu não sabia nem como, mas eu coloquei na minha cabeça que eu ia ficar naquilo para sempre. Só que eu não evoluía tecnicamente, foi quando eu pensei: ‘vou ter que arrumar outros meios de estar no skate, dentro do skate, vivendo o skate sem precisar ser um campeão, até porque eu me divirto andando'”, contou.
Sua trajetória mudou, abrindo caminho para a criação da ONG, em 1999, depois de uma apresentação de skate em uma unidade da capital da então Febem (hoje Fundação Casa), responsável pela aplicação de medidas socioeducativas em jovens infratores. “Ali teve uma virada de chave. Eu vi muitos meninos parecidos comigo e meus amigos, e que eram de lugares próximos ao que morávamos. E por que eles estavam nessa e a gente não? Então comecei a pensar, é o skate, o skate está fazendo a gente ir para outro lado”, disse.
Depois desse primeiro contato com os jovens, Testinha desenvolveu um projeto que combinava skate e educação, e por 10 anos foi realizado na Fundação Casa. Em 2011 decidiram fundar a Social Skate, hoje com sede na rua Rosa, 439 - em Calmon Viana.
Saiba mais no site da Social Skate - https://socialskate.org/ e também no perfil no Instagram - @ongsocialskate
Café
O episódio completo, produzido com apoio da Padaria Tita, ficará disponível a partir das 10 horas da próxima terça-feira (15), no www.portalnews.com.br e no canal do Portal News no YouTube.
*Texto supervisionado pelo editor.