A política e a economia desabaram. Conseguirão as instituições sérias e os segmentos da sociedade mais abalizados destituir este governo, seja por renúncia, impeachment ou cassação de mandatos? O PT - Partido dos Trabalhadores desabou, ainda que possa haver gente séria na legenda, houve perda de militantes e inúmeros parlamentares abandonaram o partido. O Brasil, acaso, estará sendo passado a limpo?
Há muitos parlamentares, leiam-se vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores, além de muitos chefes dos Executivos, amedrontados com a lavagem de roupas sujas. Mas, por outro lado, há muitos segmentos do "povão" que também são desonestos e piores, em comportamento, do que os políticos. Que o Brasil melhore após estas tempestades, é o que se deseja.
Acabou a tolerância dos empresários ou continuarão apoiando o atual governo? Acontece que o país parou: desemprego, inflação, lojas e indústrias fechando as portas e os preços aumentando. O PT perdeu a credibilidade e um ciclo se fechou voltando a ser um partido como outro qualquer. Perdeu apoio sindical, de líderes e de militantes e as pesquisas indicam que a militância caiu para 6% (seis por cento). Até líderes desse partido têm afirmado que "o ciclo de poder do PT está esgotado". Mas, caso houvesse renuncia ou cassação da Presidente e dos principais líderes, quem os substituiriam?
Não se vê nenhuma liderança com características e perfil de um "Chefe de Estado". Aliás, todos os partidos da atualidade, que são novos, sendo o mais velho o PMDB e todos os outros na faixa de 30, 20, 10 ou menos anos de existência, são frágeis e apenas almejam o poder e a ganância. Mas, considerando que este ciclo se fechou. O que fazer? É preciso, imediatamente, salvar o país trocando os atuais governantes, quer dos Estados e da União. O país melhoraria? É difícil saber, mas, com certeza, seria restaurada a esperança do povo e quem assumisse iria tomar muitos cuidados ao governar uma nação poderosa e com imensos recursos naturais.
Os três poderes do Estado, que deveriam ser harmônicos, travam disputas e brigas políticas. O STF tem sido mais político do que uma instituição jurídica. O desrespeito com o povo é total. Falta juízo aos líderes das instituições. Resta esperar um milagre.