O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu, afirmou ontem que a Turquia vai manter a "política de fronteiras abertas" aos refugiados. "Mantemos esta política de fronteiras abertas para essas pessoas que fogem da agressão do regime (sírio) e dos ataques aéreos da Rússia", disse Mevlut Cavusoglu na saída de uma reunião com ministros europeus em Amesterdã.
"Já recebemos 5 mil refugiados e há ainda cerca de 55 mil a caminho que não podemos deixar sozinhos, porque os ataques aéreos continuam e as forças do regime apoiadas por milícias xiitas do Irã também estão atacando esses civis", acrescentou o ministro turco.
Milhares de sírios fugiram esta semana para a fronteira com a Turquia na sequência de uma ofensiva militar contra a cidade de Alepo, lançada pelo regime com o apoio da força aérea russa.
O posto de fronteira turco de Oncupinar continua fechado, com milhares de pessoas - 20 mil, segundo a ONU - à espera do lado sírio para entrar na Turquia. As autoridades turcas começaram a montar ontem novas tendas num campo na fronteira.