Um jornal diário chegar a 3 mil edições publicadas é mais do que apenas atingir uma marca expressiva. É confirmar a superação ante uma avalanche de obstáculos ao longo do tempo e ratificar sua continuidade sem esmorecimento.
Em tempos de smartphones, tablets, Internet 4G na palma da mão, com os quais qualquer pessoa pode ser propagadora de informação - bem apurada ou não - ou de cativar audiência para a postagem de um texto, de uma foto ou de um vídeo, um veículo impresso se manter atuante e presente no dia a dia da sociedade, sem dúvida, é algo desafiador.
Sim, pois, para continuar sendo atraente para o público leitor, aquele consumidor de noticiário, é preciso ter diferenciais: qualidade do que oferece e como oferece. A informação está ao alcance de todos. Independentemente do assunto que procura, vai haver um produto midiático que o satisfaça.
Assuntos locais, próximos das pessoas, com os quais se identifiquem e que mostram o retrato real de onde vivem são extremamente necessários. São justamente jornais regionais, como o Dat, que podem fazer a diferença na vida do cidadão, ainda que as notícias de todo o Brasil, do mundo, dos esportes, do entretenimento, etc, que são publicadas pela grande mídia, também sejam fundamentais para ele.
Portais, blogs, vlogs, redes sociais, enfim, a variedade é grande, assim como a diversidade de temas. Se for com um clique ou pelo controle remoto, então, a velocidade encurta a distância e logo se tem a notícia. Mas a mídia impressa está aí, ainda que muitos achassem que estaria fadada ao ostracismo. O tempo mostrou o contrário.
Por isso é árduo para um jornal seguir cativando as pessoas a lê-lo, mostrar que é um produto essencial, e, mais ainda, se manter em um mercado cada vez mais competitivo e até cruel. Foram vários os periódicos que encerraram circulação ou mudaram para outras mídias nos últimos anos.
Hoje, o Dat chega a essa marca de três milhares de edições. E daqui a exatos dez dias completará dez anos de fundação e circulação nas dez cidades da região. De lá para cá inovou, criou novas ferramentas, se modernizou e se adaptou ao novo cenário digital, com site e presença nas redes sociais.
Continuar tendo leitores, assinantes e anunciantes é fundamental. Evidenciar que o jornal é um ótimo produto para se consumir informação e divulgar sua marca ou seu produto é questão de sobrevivência. Mais uma vez, é desafiador, mas o Dat já mostrou que está disposto a enfrentar. E a superar.