Efeito Mauro
Mauro Araújo (PMDB) será eleito hoje o novo presidente da Câmara Municipal, logo no último ano de mandato da atual legislatura. Esta será a terceira vez que ocupará o cargo. As outras duas foram na legislatura passada.
O que muda?
A coluna conversou com alguns políticos e jornalistas sobre como deverá ser o perfil da presidência de Araújo. E a avaliação é unânime: o peemedebista, apesar de fazer parte do grupo que apoia o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), possibilitará uma Câmara mais independente. Foi assim nos anos anteriores e não deverá ser diferente agora.
Núcleo
Fiel ao grupo que pertence, o "núcleo duro", formado pelos vereadores mais experientes, Araújo dificilmente age sozinho. Na formação da chapa conseguiu colocar na 1ª vice-presidência o amigo, Chico Bezerra (PSB), que depois de muito tempo volta a fazer parte da mesa diretiva. Marcos Furlan, do PV (2° vice), Protássio Nogueira, do PSD (2° secretário), e Jean Lopes, do PCdoB (1° secretário) completam a mesa. O comunista terá, novamente, a missão de ler os projetos nas sessões.
Sadao
Na disputa com Sadao Sakai (PR), Araújo trabalhou muito bem nos bastidores. Enquanto Sakai buscava o voto dos partidos, afinal é do PR, a maior bancada da Câmara, o que já garantiria cinco votos, Araújo se reunia individualmente e pedia o voto do vereador e não da legenda. O republicano largou na frente e se lançou pré-candidato logo após o recesso do meio de ano. O peemedebista esperou e trabalhou nos bastidores.
Tv e eleições
Araújo assume a Câmara em um momento importante, principalmente por dois motivos: o início das atividades da TV Câmara, que começa as transmissões no dia 14, próxima segunda-feira, e administrará o Legislativo em um ano eleitoral, quando Bertaiolli não poderá se reeleger. Além disso, terá que fazer a gestão de um orçamento de R$ 29,8 milhões em tempos de crise.
Amputados
Protássio Nogueira e parte da seleção brasileira de futebol para amputados, que acaba de conquistar o tricampeonato da Copa América 2015, realizada no México, visitam hoje, às 11h40, o gabinete do prefeito. O objetivo é mostrar a taça conquistada em novembro, que contou com uma final contra a Argentina. Seis atletas do time brasileiro são de Mogi, entre eles o capitão Rogerinho.