Detran
O acúmulo de carros na frente das delegacias, além dos pátios lotados podem estar perto do fim. O governador Geraldo Alckmin sancionou o projeto de lei que institui a "via rápida" para os procedimentos de leilão público de veículos apreendidos pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran).
Leilões
Aprovado pela Assembleia Legislativa, o projeto de lei agiliza os leilões ao permitir algumas novidades no processo. Entre elas está a possibilidade de os órgãos paulistas que integram o Sistema Nacional de Trânsito firmarem convênios entre si para serviços de remoção, depósito e guarda de veículos, além da realização conjunta de leilões.
Via rápida
A"via rápida" vai possibilitar ainda uma administração mais eficiente dos pátios, já que haverá mais rotatividade e menos veículos nesses locais. Como ficarão retidos por um prazo menor, carros e motos também estarão menos sujeitos à ação do tempo. Além disso, o projeto de lei estabelece a reclassificação dos veículos não arrematados para que sejam dispostos no leilão seguinte.
Classificação
Se, por exemplo, um carro com direito a documentação (que poderá voltar a circular nas ruas) não tiver comprador num evento, ele será reclassificado para um leilão próximo como "veículo em fim de vida útil para desmonte" (isto é, o comprador vai desmontá-lo e revender as autopeças). Se mesmo assim ele continuar sem lances, será renomeado como "sucata veicular para reciclagem". Ou seja, por mais que não ocorra o arremate, o veículo será constantemente relacionado a leilão.
No Estado
O Detran garante que tem feito sistematicamente leilões em todo o Estado: de janeiro a agosto deste ano, 39.935 veículos de todos os tipos foram arrematados em 158 eventos 23,3 mil deles na capital. Em 2015, houve ainda uma intensificação da modalidade online, que até então ocorria de forma esporádica. Neste ano, 40% dos leilões no Estado foram virtuais.
Dia 17
Os devotos da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi se preparam para a 3ª Coroa do Divino, que ocorrerá no próximo dia 17, a partir das 15 horas, na Associação Pró-Festa do Divino, no Bairro do Mogilar. Os fiéis contam com estacionamento gratuito no Tiro de Guerra. A reza será conduzida pelo padre Thiago Cosmo da Silva, assessor eclesiástico. Cerca de 300 pessoas são aguardadas pela organização do evento.