Repercussão
A saída do PT do ex-prefeito de Suzano Marcelo Candido é um balde de água fria nas pretensões do partido não apenas na cidade vizinha. O reflexo da atitude do então principal nome petista do Alto Tietê (mesmo com a péssima segunda gestão à frente da Prefeitura) é tão grande em Mogi quanto na cidade vizinha. Na eleição passada, para se ter uma ideia, Candido veio até o município fazer campanha para o candidato da legenda.
Porteira aberta
Candido segue uma porteira onde o Marco Soares, candidato a prefeito de Mogi nas eleições passadas, já havia passou. E o próximo a utiliza-lá deverá ser o vereador mogiano Clodoaldo Aparecido de Moraes, que já foi conhecido como Clodoaldo do PT, mas que agora está de malas prontas para o PCdoB. O martelo já teria sido batido. No cenário nacional, os petistas lamentam, por mais que tentem desconversar e se comportem como namorado traído, a saída da senadora Marta Suplicy.
Reflexos
Pelos lados de Mogi, o que começou bem - quando muitos acreditaram que o PT, um pouco mais organizado na presidência de Clodoaldo, passaria a ter uma boa representatividade e, enfim, se colocaria na parte de cima entre as siglas mais importantes, ainda mais com a eleição de duas cadeiras na Câmara Municipal - parece chegar ao fim de um ciclo em clima de melancolia o que já coloca em xeque, inclusive, a manutenção, em 2016, das duas vagas.
Mudanças
E a quatro dias para o fim do prazo de mudança de partido (caso o governo não aprove a mini-reforma política, o que jogaria este prazo para o ano que vem), ao menos dois vereadores já teriam, sem contar Clodoaldo de Moraes, batido o martelo para a troca de legenda. Rubens Benedito Fernandes, o Bibo, após o curto período no Pros, vai voltar ao PR, onde foi eleito nas duas eleições anteriores.
PR
A dificuldade em formar uma forte chapa de vereadores no Prós teria inviabilizado a permanência, uma vez que a reeleição se tornaria mais difícil. Bibo teria decido voltar ao convívio republicano, após uma conversa com o ex-deputado Valdemar Costa Neto, o Boy, condenado no mensalão, mas que ainda manda muito no PR. Bibo teria recebido o convite de retorno direto do próprio Boy, durante uma viagem a Brasília.
PDT
Quem também já teria sentenciado a troca de siglas é Karina Pirillo, que deixa o PCdoB, onde ajudou a eleger Jean Lopes, e vai para o PDT, tentar resgatar a legenda.