Consenso
Diferentemente do que ocorreu ao longo desta legislatura, a escolha do último presidente da atual formação da Câmara Municipal caminha para ocorrer por meio de consenso. Neste momento, Sadao Sakai (PR) e Mauro Araújo (PMDB) buscam apoio e polarizam a disputa.
E o Lino?
Antonio Lino (PSD), atual presidente, já demonstrou interesse em seguir na cadeira, mas continuará na disputa apenas se tiver apoio do partido, o que não deve ocorrer, uma vez que a legenda já está há dois anos seguidos na presidência.
Acordo
O peemedebista se apoia no fato de a legenda ainda não ter assumido a presidência neste mandato. O PR comandou a casa no primeiro ano, com Rubens Benedito Fernandes, o Bibo, que ainda era republicano. O "acordo de cavalheiros" entre os parlamentares (que hora é evocado, hora é esquecido), no qual Araújo se segura, definiria que os partidos se alternassem no poder. Até agora, PR (Bibo), e duas vezes o PSD (Protássio Nogueira e Antonio Lino) já estiveram à frente do Legislativo.
Bem quisto
Sadao aposta fundamentalmente em três fatores: a pouca rejeição entre os colegas parlamentares, o perfil apaziguador, e o fato de fazer parte de um maiores partidos da Câmara. Logo após o recesso do meio ano, Sadao já deu início as reuniões em busca de votos. Chegou, inclusive, a almoçar com o próprio Araújo.
silenciosa
Araújo e Sadao são próximos (isso na comparação com disputas anteriores), o que facilitaria a busca pelo consenso. Sadao conta com o PR como base, e Araújo tem ao seu lado o "núcleo duro", como ficou conhecido os parlamentares mais experientes (para não dizer antigos). A disputa é silenciosa - o que dá indícios de um consenso mais fácil - porém, não está morna.
Fora do PT
O ex-prefeito de Suzano, Marcelo Candido, se desfiliou do PT. O pedido para se desligar do partido foi protocolado ontem no diretório municipal. Candido era militante petista há mais de 30 anos."Certamente, foi a decisão mais difícil que tomei ao longo dos meus quase 46 anos de vida", disse, em trecho do pedido. Seu futuro político ainda é incerto. Entre os partidos cotados a recebê-lo estão PSB e PMDB.
ANS
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) colocou à disposição em seu portal na Internet, o novo Índice de Reclamações, ferramenta que possibilita ao consumidor comparar a atuação das operadoras de planos de saúde. O índice, que é calculado a partir das queixas que são registradas na ANS, foi reformulado.