Como diz o poeta, resta sempre um perfume nas mãos de quem oferece rosas... Assim também ficam, de certa forma, impregnadas a bondade e a gratidão.
O findar do ano nos remete à reflexão de tudo que realizamos, o que fizemos e como fizemos, bem como o que ficou para trás, sem ser realizado. Isso é necessário para estabelecermos, com Fé e Esperança, nossos planos e planejamentos para o ano vindouro. Seja qual for a situação podemos "virar o jogo", afinal nosso Pai, lá em cima, acredita em nosso potencial, nos ama como somos e apesar do que somos, não importa o que tenhamos feito, ele nos redimi, nos capacita, nos fortalece para coisas maiores, simplesmente porque nos ama!
Quando formos organizar nosso planejamento para 2016, vamos colocar nossas prioridades, mas, sabendo que têm de ser flexíveis, pois Deus está no comando e Ele pode dar todas as respostas e reorganizar nossa agenda.
Quando planejamos algo, queremos muito e não dá certo, como pensávamos, costumamos ficar chateados e dizer: "Poxa, eu queria tanto...", mas, como diria minha mãe em sua simplicidade, com sapiência: "Deus te tira do ruim para te colocar no excelente. Mas, temos de ter olhos sensíveis e espirituais para isso, para enxergar os livramentos e as oportunidades de Deus".
Portanto, viver com gratidão é aceitar que, embora todos nossos planos, Deus está no comando e Ele não erra como nós. Ato de gratidão não apenas ilumina quem recebe, mas enche de brilho quem oferece.
Minha avó costumava nos ensinar que: "ninguém é tão pobre que não tenha um sorriso para dar e, ninguém é tão rico que não precise recebê-lo."
Que possamos reconhecer nossa falibilidade como seres humanos, aceitar aliviar nossos corações, deixar de julgar, sermos gratos a Deus, aos filhos de Deus, perdoando e pedindo perdão, a fim de recomeçar uma jornada em 2016.
Dia primeiro de janeiro, Dia Mundial da Paz, traz o seguinte lema em 2016: "Vence a indiferença e conquista a paz". Que possamos ter paz!