Dentre as inúmeras atividades cotidianas temos uma essencial, diria vital, o ato de desligamento, de descanso, de reposição das energias consumidas durante o período das atividades físicas e mentais. O sono, um alimento necessário para o corpo, que reduz as atividades motoras, contém o metabolismo e diminui a temperatura do corpo.
Esse ato de desligamento é necessário tanto para o corpo quanto para a vitalidade das atividades cerebrais, pois, nesse repouso é que ocorre a reprogramação mental do sistema nervoso, a organização das informações colhidas durante o dia.
É preciso confiança em si mesmo e, também, nos processos existenciais, para soltar a vida e deixar as coisas acontecerem. Dormir e, no dia seguinte retomar as atividades de coordenação dos acontecimentos. Diria que, digerir para compreender.
Não assuma o papel que muitos, na ânsia de acharem um culpado, querem impor a você, manipulando situações, falas, pessoas e fatos. Tenha certeza de quem você é e, do que tem feito de sua vida e, não abra mão de sua história de verdade. Entregue essa situação nas mãos de Deus, confie nele. A seu tempo, ele justificará você. Erga a cabeça e continue de pé.
O fato de estar passando por um problema, não quer dizer que você é o problema. Funciona mais ou menos como estar gripado: o fato de estar gripado não quer dizer que você é a gripe.
Tenha como fundamental o que Deus diz a você. Se, apesar de estar passando por grande sofrimento e dor em alguma área de sua vida, em todas as outras Deus o abençoa e honra, então essa situação é uma provação, um sofrimento que faz parte dos propósitos maiores de Deus. 
É possível passar pelo vale da sombra da morte sem perder a alegria de viver. Deus é o socorro bem presente na hora da angústia e, de nossa fraqueza faz brotar uma força maior que a do leão.
Afinal, para despreocupar-se e relaxar para dormir, faz-se necessário uma porção de Fé nos processos existenciais. O período de final de ano nos convida, não apenas, a refletir na retrospectiva, mas recarregar energias para um novo e promissor amanhecer. Boas festas!