Amanhã, Mogi das Cruzes realiza pela segunda vez o Pedala Mogi, projeto que tem com objetivo incentivar as pessoas a andar de bicicleta e ainda conhecer o município aos domingos. A iniciativa é inédita na região e parece ter agradado os ciclistas. Quem anda pelo centro da cidade percebe que foram pintadas faixas na cor vermelha, mostrando qual o trajeto para quem está de bicicleta. 
Uma medida como essa, até o momento não encontra resistência e parece não fazer mal algum para a sociedade. Pelo contrário, os benefícios são incalculáveis, e vão muito além do bem estar causado por um bom passeio de bicicleta. A tendência é que essas medidas aumentem a cada ano, que cada vez mais pessoas gostem de praticar o ciclismo e, num futuro próximo, elas estejam com hábitos saudáveis e vivendo uma vida melhor.
Diante de tantos problemas, desde a crise financeira até a violência que amedronta as pessoas de hoje em dia, temos sim que comemorar quando surgem medidas que fazem bem ao ser humano. O Pedala Mogi é um exemplo e deve ser seguido na região.
Um exemplo de que todo hábito pode ser melhorado e incentivado é a corrida de rua. Há alguns anos, só saia para correr pelas ruas da região os atletas ou pessoas ligadas ao esporte, como professores de educação física, ou homens que precisavam manter a forma por questão profissional, como os bombeiros. Hoje, quem acorda cedo em Mogi e dá uma passada pelas praças e parques da cidade encontra centenas de pessoas, de jovens a idosos, que fazem caminhadas e corridas.
Portanto, existem sim pequenas vitórias entre tantos problemas. E o melhor é que a mudança de hábitos ajuda a melhorar outras situações. As pessoas trabalham melhor, se sentem bem e mais capacitada em suas obrigações. Quem pratica alguma atividade física começa a mudar sua vida, desde o sono até a alimentação. Uma coisa vai aperfeiçoando a outra.
Acreditem ou não, mas a mudança parte sim do povo. Cansadas de conviver com parentes doentes, ver amigos sedentários, muitos acordaram e viram que a atividade física é a única saída. Trata-se de algo que vai contaminando, de forma boa, as pessoas.
É o que deve acontecer com a educação em breve. As pessoas estão vendo que não adianta esperar muita coisa dos governos, prefeituras e até dos professores. Vai partir do povo o interesse no aprendizado, até porque da mesma forma que com a saúde, estamos cansados de ver exemplos de sofrimento por não ter tido uma boa educação. E assim vamos evoluindo, sempre agindo por causa da necessidade.