Assisti emocionado ao evento de lançamento do livro "Vozes dos Adolescentes". Trata-se de projeto da Secretaria de Estado da Educação, no qual alunos da rede pública foram incentivados à escrita. Transcrevo, abaixo, o texto do aluno/escritor da 7ª A, da E.E. Prof. Carlos Molteni, em Suzano, Breno André Moreira dos S. Silva, que escreveu sobre cidadania.
"Sem cidadania não daria para conviver com as pessoas e ter um mundo agradável, pois sem essa prática poderíamos aumentar o vandalismo e as guerras.
Cidadania é um assunto comentado, mas falta a prática em nosso País. Exemplos de falta de cidadania são: desrespeito com os idosos, uso indevido dos assentos preferenciais, destruição do patrimônio público, desrespeito com os portadores de necessidades especiais e de deficiência, etc.
Muitos idosos sofrem com o descaso das famílias e a população, assim como os portadores de deficiências. Um exemplo disso é a tentativa desses cidadãos de utilizarem o transporte público, que por muitas vezes são ignorados e não atendidos por falta de cidadania. Se houvesse a cidadania, não seria necessário assentos preferenciais, porque as pessoas entenderiam que os direitos devem ser respeitados.
A vida seria mais agradável com a cidadania atuante. Um país exemplo disto é o Japão. Na Copa do Mundo no Brasil, no ano passado, após utilizarem o estádio, os torcedores limparam totalmente o lugar em que estavam, respeitando o patrimônio de outro país.
Respeitar, ajudar quem precisa, tomar atitudes corretas perante o próximo. Com tudo isso, alcançaremos a mudança na construção da nossa sociedade para assim vivermos a cidadania".
Felizmente, eu tive a oportunidade de conhecer o Breno, um menino falante, extrovertido, muito simpático e que deu essa bela aula de civismo. A esperança renasce em um momento destes e eu estou renovado por saber que existem adolescentes assim, com muita consciência, e devemos ouvir suas vozes.
Nas próximas semanas, publicarei mais textos desses jovens.