Os anos vão passando e aquela criança brincalhona se torna um jovem rebelde. Um dia, esse jovem se torna um adulto, e esse adulto, em alguns anos, será um senhor, com cabelos grisalhos e algumas rugas no rosto. Esse ciclo a gente conhece e, talvez justamente por isso, chega a dar até um pouco de medo do que vai rolar no futuro.
Vamos parar para imaginar, por um instante, como será que eram as pessoas que temos como exemplo na época de juventude? Nossos pais, nossos ídolos; filósofos e pensadores importantes; nomes da história da humanidade. Jesus Cristo, Axl Rose, Aristótoles, Pelé são pessoas importantes, que marcaram a história do mundo e que já foram jovens.
Você consegue pensar em Jesus pedindo para os pais ir na casa dos amigos e voltar tarde da noite? Será que ele passava pelas mesmas situações que a gente? Ou, até mesmo, o Pelé, fugindo de casa, para jogar bola com os amigos? E, como será que era o quarto do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama?
O brincar na rua foi substituído, com o tempo, por balada na companhia dos amigos. O namoro ficou mais fácil e rápido, e basta um beijo para dizer "eu te amo", não é mesmo? Mas o legal mesmo é que todo mundo passa por isso. A bronca por chegar fora do horário, roupas espalhadas pelo chão, jeito de falar, horário de ir para a cama. Muitas são as motivações e os materiais que fazem a engrenagem da juventude girar.
Chega até ser engraçado imaginar essas situações com essa galera tão importante, e dá até para entender como que nossos pais conseguem ter tanta prática para "dar bronca" e de onde vem tanta criatividade para nos punir. A resposta é simples: eles já passaram por tudo isso, ou seja, já ficaram sem poder ir ao show mais esperado do ano, já dormiram tarde e perderam a hora da escola.
A juventude é um momento único e passa rápido. Logo mais, você será um adulto cheio de responsabilidades e terá uma visão diferente da vida. De qualquer forma, respeite seus pais e lembre-se: os limites e conselhos oferecidos por eles, hoje, vão te tornar uma pessoa melhor no futuro.