O mês de julho terminou com um aumento de 6% nas consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), o que indica que mais consumidores procuraram as lojas para compras no crediário ou com cheque. Balanço divulgado ontem, pela Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) aponta, ainda, que a inadimplência foi menor no último mês. Os dados de julho apontam para 22.335 consultas dos estabelecimentos comerciais para verificar a condição de crédito do consumidor no momento da compra. No mesmo período do ano passado, tinham sido 21.059 consultas.
"Esse aumento indica uma pequena, mas importante reação no movimento de vendas no comércio, com mais vendas no crediário, além do cartão de crédito/débito", avalia Marco Zatsuga, diretor do SCPC e vice-presidente da Associação Comercial. "Isso é positivo se levado em conta a atual situação econômica do País", acrescenta.
Outra boa notícia é que a inadimplência continuou em queda em julho, a exemplo do registrado no primeiro semestre. No último mês, 938 consumidores foram incluídos no cadastro de devedores por não conseguirem quitar as dívidas assumidas. No mesmo período do ano passado, esse número foi de 1.112 consumidores. Uma redução, portanto, de 15,65%. Por outro lado, as exclusões também diminuíram. De 808 pagamentos de dívidas registrados em julho do ano passado, o número baixou para 668 agora em 2015. Uma redução de 17,33%. "Isso mostra que o consumidor continua com dificuldades para saldar os débitos e recuperar a sua condição de crédito", pontua Zatsuga.
22 mil
Com os dados de julho fechados, a cidade registra hoje 22.433 consumidores inadimplentes e 29.527 dívidas em aberto, as quais somam o equivalente a R$ 14,1 mil.