Em pleno crescimento nos últimos anos, a equipe de basquete do Mogi das Cruzes/Helbor inicia hoje a temporada 2015/16, pela Campeonato Paulista, contra o Jacareí. E as perspectivas são muito boas para o time mogiano, já que com a imensa crise financeira que está levando nosso País para o buraco, times tradicionais do basquete nacional tiveram que reduzir seus custos e devem estar enfraquecidos neste temporada vindoura. Bons exemplos disso são times como São José dos Campos e Pinheiros, duas equipes paulistas que sempre disputaram títulos, mas que este ano não estão com boas perspectivas, já que tiveram que dispensar boa parte cara do elenco.
O incrível é que a crise nacional parece ainda não ter batido à porta do Mogi/Helbor. Enquanto grandes times recuam, a diretoria mogiana contratou, no ano passado, o norte-americano Shamell, e para esta temporada, o time contará com a força e técnica do ala Larry Taylor, o que elevou ainda mais o nível do elenco.
Após "roer muito osso" desde o retorno à elite do basquete paulista e brasileiro, trajetória que foi retomada em 2012, o time mogiano é um dos que estará na crista da onda nesta temporada. De zebra há um ano atrás, a equipe dirigira pelo treinador espanhol, Paco García, se revela como um dos principais times nacionais. O time de basquete da cidade voltou à elite do basquete nacional em 2012. Um ano antes, o time disputou seu primeiro campeonato paulista desde os anos 1990. Nos últimos três anos, a diretoria vem investindo bastante em estrutura, elenco, e os resultados são muito positivos. Na última edição do Novo Basquete Brasil (NBB) a equipe foi eliminado apenas nas semifinais, assim como na edição anterior da competição.
Como azarão, a equipe mogiana surpreendeu. Vamos ver como se sairá nesta temporada, carregando o peso de ser vista sempre como uma das favoritas aos títulos que irá disputar.