A Prefeitura de Mogi das Cruzes vai selecionar uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis para atuar na triagem, beneficiamento e vendas do material que é recolhido por meio da coleta seletiva da cidade. A cooperativa ou associação receberá um subsídio da administração municipal no valor de R$ 68.483,70 por mês para realizar o trabalho. Ela ficará ainda, com o valor arrecadado com a venda dos produtos. O contrato que será firmado, tem a vigência de 12 meses. Atualmente, a cidade recolhe 400 toneladas de material reciclável a cada mês. No entanto, cerca de 30% desse montante é descartado, pois não é possível reciclar. "As pessoas jogam fraldas descartáveis usadas, achando que é possível reciclar. Não é possível reciclar tecidos, sapatos e isopor, mas sim, papel, papelão e plásticos, por exemplo", esclareceu o diretor de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Elias Rodrigues. Ele acrescentou que a meta é atingir, em um ano, a marca de 600 toneladas mensais recolhidas e, em dezembro de 2016, chegar a mil toneladas por mês de materiais recicláveis.
A cooperativa que vencer a concorrência vai atuar no Centro de Triagem que funciona na Vila São Francisco. "Hoje, trabalham 21 pessoas no local. Elas são contratadas da CS Brasil. Sei que esses trabalhadores têm a intenção de continuar o serviço, mas isso vai depender da cooperativa que assumir o trabalho. Até a escolha da nova gestora, a CS Brasil vai continuar no local", disse Rodrigues. A expectativa é que a cooperativa seja escolhida em setembro.
O secretário municipal de Verde e Meio Ambiente, André Saraiva, informou que o contrato com a cooperativa faz parte do Plano de Resíduos Sólidos criado pela Prefeitura. "Há 15 dias fizemos um chamamento, mas nenhuma cooperativa se interessou, pois o edital previa que os trabalhadores não teriam subvenção, apenas o valor conquistado com a venda dos materiais recicláveis. Isso não atraiu interessados, pois agora com a crise, o valor aferido é baixo. Queremos que o serviço prestado seja de qualidade, como é feito hoje".
Os interessados devem se inscrever no chamamento e entregar os documentos necessários no Departamento de Gestão de Bens e Serviços da Secretaria de Gestão Pública. A abertura dos envelopes será feita no dia 3 de setembro às 10 horas na Prefeitura.