O artista plástico Nerival Rodrigues inicia hoje uma exposição na Associação Casarão da Mariquinha. Trata-se de "A Arte Popular de Nerival Rodrigues", composta por 13 quadros que, além de retratar o folclore brasileiro, convida o público a conhecer as tradições de Mogi das Cruzes em obras que abordam, por exemplo, a congada e a cavalhada da cidade, presente na Festa do Divino Espírito Santo, realizada sempre no mês de maio.
A abertura da mostra, que se estende até o dia 30 de agosto, ocorre às 20 horas. Os interessados em prestigiar o trabalho do artista podem comparecer ao local de segunda-feira a domingo, das 10 às 20 horas. O centro cultural fica na rua Alfredo Cardoso, 2, no largo Bom Jesus, em Mogi. A entrada é gratuita.
Nascido em Garanhuns, em Pernambuco, Rodrigues iniciou a sua carreira, de forma autoditada, aos 18 anos, pintando obras em guache e aquarela. Em 1983, após ter tido uma passagem pelo Alto Tietê, retornou a Mogi e decidiu que faria a sua vida, assim como a carreira, na cidade. De lá para cá, expôs em diversos centros culturais da região e esta é a primeira vez que leva as suas obras ao Casarão da Mariquinha, que tem o músico Rabicho Luiz como um de seus gestores. "O convite surgiu por meio do Rabicho, após uma performance de pintura ao vivo que fiz no local. A temática da mostra foi uma sugestão da organização do Casarão, um espaço novo que merece ser valorizado", revela.
Além de convidar o público a prestigiar as obras do profissional, a mostra está aberta para visitas monitoradas de escolas, que podem ser agendadas pelos telefone 3374-1844 (Casarão da Mariquinha) e 98370-4540 (direto com o artista). "Na próxima segunda-feira, vou monitorar uma visita para um grupo de alunos. A ideia é apresentar as tradições da cidade aos estudantes, além de desenvolver, em cada um deles, a formação folclórica e cidadã", comenta Rodrigues, que se enveredou pelas artes plásticas há 20 anos.
Arte em
Itaquaquecetuba
O Museu Municipal de Itaquaquecetuba também recebe uma mostra do artista plástico, que começa a amanhã e pode ser visitada até o dia 7 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 10 às 17 horas. O espaço cultural está localizado na Praça Padre João Álvares, 49, na área central da cidade.
Com curadoria de Adilson Barbosa, responsável pela direção do centro cultural, a mostra conta com 30 obras, que retratam a produção agrícola e rural da cidade. "Itaquaquecetuba foi um distrito de Mogi das Cruzes e um polo de produção de uvas, por exemplo. A exposição também tem quadros com temas ambientais e que abordam tradições da região", conta Rodrigues, que levará esta exposição, a partir do dia 15 de setembro, para uma temporada em uma escola particular de Mogi.