Eleições
Bancadas cada vez maiores. Assim deverá ser o resultado das eleições do ano que vem na avaliação da maioria dos partidos ouvidos pela coluna. Para representantes do PR, PSD, PMDB e PSDB, as legendas menores sofrerão ainda mais para ter ao menos um representante entre os 23 vereadores na próxima legislatura. Cenário este, se o fim das coligações for confirmada.
Reforma política
Segundo as fontes ouvidas pela coluna, se a proposta de acabar com as coligações proporcionais - um dos itens da reforma política - entrar em vigor já nas próximas eleições municipais, as siglas que já possuem destaque (ao menos na quantidade de parlamentares eleitos) deverão ampliar suas bancadas.
Proporção
Isso porque para os partidos menores, as coligações podem aumentar a possibilidade de eleger candidatos. Unidos a siglas maiores, fica mais fácil atingir um número maior de votos na totalidade do grupo e assim conquistar uma vaga, já que a regra usada para definir os eleitos utiliza a proporção entre número de votos totais, vagas e votos do partido ou coligação.
35 nomes
Para se ter uma ideia, a chapa completa de vereadores precisa contar com 35 candidatos. Angariar uma quantidade tão grande de pessoas que aceite disputar uma eleição, é algo praticamente impossível para as legendas sem grande estrutura.
Vice-versa
Em linhas gerais, a proposta de acabar com as coligações proporcionais pretende justamente isso: dificultar a vida dos partidos nanicos, que se apoiam em coligações com siglas maiores para eleger candidatos ou vice-versa. Partidos maiores que usam os votos dos nanicos para eleger os nomes mais conhecidos também serão prejudicados. A famosa "escada" para o candidato com o maior potencial de votos.
Assim...
Se o item da reforma política for aprovado, a teoria se concretizar e tendo como base a atual composição, o PR, que elegeu cinco nas eleições anteriores e hoje tem quatro (Rubens Benedito Fernandes, o Bibo, foi para o Pros) conseguirá seis cadeiras. O PSD arrebatará cinco. PSDB, PT e PMDB poderão ter três cada um. Sobrariam três vagas que serão disputadas por PV, PCdoB, PRB, Prós, PSB...
? Em 2012
Nas eleições de 2012, Mogi contou com nove coligações. Nenhum partido saiu sozinho. Algumas tiveram quatro siglas - como o PRB/PP/DEM e PTdoB, e o PT/PTB/PRP e PPL. Até mesmo o PR dobrou com o PTC.