A falta de cobradores em algumas linha de ônibus municipais foi alvo de reclamação do vereador Clodoaldo de Moraes (PT) durante a sessão de ontem. De acordo com o parlamentar, a prática tem gerado críticas entre os profissionais e os passageiros. Ele citou a reportagem do Mogi News publicada ontem, a qual revelou que os atrasos lideram o ranking de reclamações dos usuários do transporte público. O presidente da Comissão Permanente de Transportes, o vereador Claudio Miyake (PSDB), informou que no próximo dia 17, às 9h30, o grupo fará uma visita à garagem da empresa CS Brasil.
Moraes afirmou que a ausência do profissional causa morosidade no atendimento dos passageiros. "Isso traz uma dificuldade para os motoristas que acabam acumulando as funções. Uma das linhas que enfrenta o problema é a do Santo Ângelo. Imagina o motorista que acumula funções andar pela avenida Japão, tendo que cobrar e se preocupar em conduzir o ônibus", ressaltou. O petista sugeriu que as empresas fossem chamadas para dar explicações.
O vereador Olimpio Tomiyama (PSC) defendeu as empresas de transporte público e afirmou que o número de reclamações é muito pequeno se comparado com a quantidade de viagens que são feitas diariamente.
"Isso já foi discutido pela comissão com a Secretaria que deu informações esclarecedoras. Não vou ficar aqui para satisfazer meia dúzia de pessoas que querem tumultuar o sistema de transporte", afirmou. Moraes sugeriu ao vereador que ele visitasse o Terminal Estudantes para ouvir as reclamações.
Celulares
Ainda durante a sessão de ontem, Miyake vai iniciou uma campanha de conscientização para que as pessoas tenham o número de EMEI dos celulares.
"Esse número é único. Caso um celular seja roubado, a pessoa comunica a polícia, o fabricante consegue bloquear o aparelho e ele fica inutilizado. A médio e longo prazo, poderemos acabar com o roubo de celulares", disse. Para descobrir o EMEI, basta digitar *#06# no aparelho. (L.N)