Os ambulantes que trabalham na avenida Major Pinheiro Froes, na Vila Maluf, em Suzano, e no entorno, incluindo a praça da avenida João Batista Fitipaldi, terão 15 dias para deixar as vias públicas. A orientação da administração municipal é que todos ocupem o Centro Popular de Compras, inaugurado no último sábado no mesmo bairro.
Questionada pelo Dat, a Secretaria de Assuntos Urbanos informou "que primeiro será feita panfletagem no local para dar ciência aos ambulantes a respeito da data que eles deverão deixar as vias públicas". Após esse prazo, será feita fiscalização e os que não atenderem terão as mercadorias apreendidas.
"Os ambulantes que trabalhavam na praça foram orientados a irem para o Centro de Compras Popular, os que não forem terão de deixar o local após vencer o prazo de aproximadamente 15 dias, tempo necessário para deixar todos cientes da desocupação do espaço", completou a pasta, por meio de nota.
Nas principais vias na Vila Maluf é possível ver dezenas de ambulantes comercializando diversos produtos, inclusive alguns ilegais, como DVDs piratas. Em conversa com esses vendedores, muitos afirmaram que não deixarão as ruas nem ocuparão o "shopping popular", já que não possuem recursos para arcar com o aluguel do boxes.
Centro de Compras
Com poucas lojas em condições de uso, o Centro de Compras Popular de Suzano foi aberto na manhã do último sábado. O empreendimento, localizado na avenida Major Pinheiro Fróes, no Parque Maria Helena, conta com mais de 160 boxes, banheiros, playground e sala de administração. No local serão comercializadas roupas, acessórios, bolsas, calçados, eletrônicos, alimentos, além das lojas alimentação. O espaço foi criado para abrigar os ambulantes de Suzano que saíram da passarela sobre a linha do trem, no centro, que foi desocupada em 2013.