O governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinou ontem as ordens de serviço para o início da limpeza do córrego Taiaçupeba Mirim e o desassoreamento do rio Tietê. Investimento nos trabalhos será de R$ 8 milhões.
"Mais uma vez, o governador mostra a parceria entre Estado e Suzano. São duas obras fundamentais não apenas para nosso município, mas para toda região", comentou o prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB), que participou de evento no Palácio dos Bandeirantes, que contou também com o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França (PSB), entre outras autoridades.
Na atividade, Alckmin autorizou, por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), a remoção de 7 mil metros cúbicos de sedimentos do Taiaçupeba Mirim. As obras terão início nos próximos dias e o ribeirão é um dos formadores da represa de Taiaçupeba, localizado em Suzano. O anúncio da limpeza integra o programa de interligação dos sistemas Rio Grande e Alto Tietê, que vai permitir a transferência de 4 mil litros de água por segundo para a região.
Com a obra finalizada, a represa de Taiaçupeba, que integra o Sistema Produtor Alto Tietê (Spat), será fundamental para o combate da crise hídrica em todo o Estado, tendo em vista o volume de água disponível para captação do Sistema Rio Grande. De acordo com o prefeito, a limpeza do trecho em Suzano será fundamental para a melhoria ambiental da região das Palmeiras, além de marcar mais uma etapa na interligação dos dois sistemas.
Desassoreamento
Alckmin anunciou ainda o início das obras de desassoreamento do rio Tietê nas próximas semanas. O projeto prevê o rebaixamento da calha em um trecho de 50 quilômetros que parte do córrego Três Pontes (divisa de São Paulo com Itaquaquecetuba) até o córrego Botujuru (Mogi das Cruzes), beneficiando também Suzano.
O governador lembrou que o rebaixamento da calha do Tietê foi um pedido de Tokuzumi. "Será fundamental para a macrodrenagem da cidade. Com a retirada do lodo acumulado no fundo do rio, a oxigenação da água aumentará acentualmente", pontuou Tokuzumi.
Além dessas obras, Alckmin também assinou a ordem de serviço para a reconstrução da passagem do Aterrado, em Salesópolis. O investimento previsto nos trabalhos é de R$ 1,2 milhão.
Ceagesp
Durante o evento no Palácio dos Bandeirantes, Tokuzumi oficiou o apoio do Estado na vinda da Ceagesp para Suzano. O secretário-chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, acenou positivamente."Todos os fundamentos técnicos apontados pelo prefeito colocam Suzano como favorita para receber o empreendimento", afirmou.