Sérgio Marone gosta de prezar por sua liberdade artística. Simpático e com jeito tranquilo, nos últimos oito anos, o ator tem optado por não manter vínculos muito longos e assinar contratos apenas por obra na televisão. E já fazia cerca de quatro anos que não se envolvia com uma novela - a última foi "Morde & Assopra", em 2011, na Globo.
De lá para cá, na tentativa de selecionar os trabalhos que lhe interessavam, participou de projetos mais curtos na tevê, como "As Canalhas", do GNT, e "Sexo e As Negas", da Globo, entre outros. Apesar de assumir não sentir falta da rotina intensa de uma novela, Sérgio viu que Ramsés, faraó que interpreta em "Os Dez Mandamentos", na Record, seria a oportunidade de viver um papel diferenciado. "Eu quis fazer um bom personagem em uma boa história, independentemente de onde ela fosse. O bom é que esse tipo de história ninguém faz melhor que a Record", avalia.
Por onde passa, Marone tem a comprovação de que fez uma boa escolha. Afinal, é com frequência que é abordado por pessoas que assistem à novela e elogiam sua participação. "É gente pedindo para ser a segunda esposa, me chamando de soberano, de meu rei", conta, aos risos. Mas, assim que soube do interesse da Record em tê-lo no elenco de "Os Dez Mandamentos", ainda não estava estabelecido o personagem que iria encarnar. Até então, além do faraó, também havia a possibilidade de interpretar Moisés. A dúvida, no entanto, foi solucionada depois de dois testes, quando ficou definido que Marone daria vida a Ramsés e Guilherme Winter faria Moisés.
Na trama escrita por Vívian de Oliveira, Ramsés passa por várias fases. No início, aparece amoroso. Mas, ao assumir o trono, o poder lhe sobe à cabeça e, como faraó, ele governa com mãos de ferro. Para trabalhar sobre a mudança de personalidade do papel, Marone se baseou no próprio texto, que, pouco a pouco, foi trazendo novas nuances. Antes do início das gravações, o ator também se envolveu com os workshops oferecidos pela emissora. Além disso, para buscar referências, Marone assistiu exaustivamente ao seriado "Game Of Thrones", do qual já era fã, e a filmes como a animação da Disney "O Príncipe do Egito", a primeira versão de "Os Dez Mandamentos" e "Êxodo: Deuses e Reis", lançado recentemente. ("Os Dez Mandamentos", Record. De segunda a sexta-feira, às 20h30).