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O calote nas contas de energia elétrica passou de 6% para 17,35% este ano no País, se comparado com o primeiro semestre de 2014. Os dados são do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).
O aumento na inadimplência ocorreu por conta das altas taxas nas contas.
Foram pelo menos três reajustes, no período de um ano, e isso trouxe também, como consequência, o crescimento nas ocorrências de furtos de energia elétrica, que são as ligações clandestinas conhecidas popularmente como "gatos".
Um homem de 52 anos, que pediu para ter sua identidade preservada, sentiu o impacto e decidiu dar um "jeitinho brasileiro" para ter condições de arcar com as despesas, já que está desempregado.
Ele é carpinteiro e só tem renda quando surge trabalho. "Não tive condições de pagar as contas de luz, então o meu cunhado fez o 'gato'. No entanto, a Bandeirante flagrou e, além da multa, a energia da minha casa foi cortada", explicou.
O carpinteiro esteve ontem na sede da EDP Bandeirante para negociar a dívida da multa de R$ 2,7 mil e eliminar os juros. "Consegui parcelar, mas nem sei como vou pagar, porque a conta está muito cara", queixou-se.
"Acho um absurdo esses aumentos. Acredito que o governo devia criar um programa em bairros carentes, para famílias de baixa renda terem energia elétrica mais acessível", sugeriu.
Uma mulher de 47 anos também tentou negociar suas dívidas, na tarde de ontem, junto à EDP Bandeirante, mas, mesmo assim, ela afirma que não tem como pagar o montante.
O abastecimento de energia foi interrompido na casa dela por falta de pagamento.
"Tenho três boletos em atraso, mas não estou dando conta de pagar tudo. A água aumentou, a luz aumentou e tudo está muito mais caro. E, para piorar, estou desempregada e fazendo 'bicos', mas ainda não é suficiente", relatou a mulher.
A EDP Bandeirante, concessionária responsável pela distribuição de energia para os imóveis na maior parte do Alto Tietê, não fornece números de inadimplência.
No entanto, a distribuidora informou que negocia débitos em aberto com os clientes.
"Para solicitação de acordo, o consumidor deve dirigir-se a uma das agências munido de CPF, RG e do número de instalação que consta na fatura de energia elétrica. Clientes empresariais também devem apresentar documentos da empresa", informou a empresa, por meio de nota.
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