A Secretaria do Verde e Meio Ambiente de Ferraz de Vasconcelos celebrou um convênio que visa o recolhimento de lixos eletrônicos na cidade. A assinatura do projeto aconteceu na manhã de anteontem, onde na oportunidade, o prefeito Acir Filló (PSDB) e o chefe da pasta de Meio Ambiente, José Valverde Machado Filho, firmaram o convênio entre a municipalidade e entidades parceiras.
O programa conta com o apoio do Instituto Nacional de Resíduos (Inre), e Sir Ambiente Consultoria e Serviços, ambos com sede na capital paulista. Na ocasião, estas duas entidades é que receberão todo o material coletado e darão o destino correto para os resíduos.
Os munícipes que queiram descartar os seus lixos eletrônicos, podem a partir de segunda-feira, depositá-los na Loja do Telefone, na avenida Brasil, 1.405, no centro, ou na sede da pasta do Meio Ambiente, na rua Pedro Foschini, 200, na Vila Romanópolis. Os pontos de coleta atendem de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O programa será auditado e certificado.
De acordo com Valverde, a celebração deste convênio é um ponto de partida para a cultura sustentável na cidade. "A partir da semana que vem, o município passa a ter um local para a destinação de resíduos eletrônicos, ambientalmente corretos. Ferraz é a primeira cidade da região a implantar a iniciativa", explica.
Ainda segundo o gestor, o convênio tem por objetivo o recebimento dos seguintes itens: notebooks; celulares; computadores; placas eletrônicas; estabilizadores; no breaks; módulos de potência para sons automotivos; telefones; impressoras; câmeras; videogames; liquidificadores; secador de cabelo; ferro de passar roupa; fogões; entre outros. Não serão aceitos equipamentos da linha branca, bem como cartuchos de toner ou tinta de impressoras, e lâmpadas.