Inspiração na realidade
"Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação", assim disse Charles Chaplin, um dos grandes nomes do cinema mundial. O ator, roteirista, diretor e produtor é conhecido pelo seu cinema mudo, que passa a sua mensagem sem que nada precise ser dito. A arte cinematográfica, como a frase diz, busca uma reflexão diante da nossa própria realidade. O cinema é a manifestação artística que utiliza do vídeo para expor as suas ideias. A atuação diante de câmeras ganhou o mundo, e, com a evolução tecnológica, tem se aprimorado cada vez mais. O homem sempre buscou manifestações artísticas para retratar a realidade e, com isso, a arte acaba sendo, além de entretenimento, uma fonte de questionamentos e reflexões. Quando somos crianças, conhecer coisas novas é algo rotineiro. E o cinema pode ser um auxiliar nisso. Afinal, torna-se mais fácil entendermos um assunto quando ele é retratado visualmente, não acham?
E, para conhecermos um pouco mais sobre a importância do cinema como fonte de conhecimento, conversamos com Pedro Gandolla, roteirista e diretor da produtora mogiana Lightray Multimídia. "Para que o cinema cumpra esse papel, é preciso levarmos em conta duas coisas importantes: a escolha do filme, até porque cada produção traz um ponto de vista, uma visão de mundo; e, em seguida, o momento após a exibição de um filme. Depois de assistirmos algo, é bom conversar sobre a mensagem transmitida", explica Gandolla. Para ele, esse hábito deveria ser utilizado não só por escolas como também na vida em família. "Normalmente, o vídeo é uma mídia sem muita interatividade. Por conta disso, estabelecer um paralelo com a mensagem e a vida real da criança é interessante".
O cinema no Brasil
A primeira exibição de cinema no Brasil aconteceu em 1896 no Rio de Janeiro. A experiência, assistida até então por poucos, rendeu um ano depois, com o surgimento da primeira sala de cinema também no Rio. Apesar de o Dia do Cinema Brasileiro ser celebrado oficialmente em 19 de junho, muitos o comemoram em 5 de novembro. Cada data tem um significado importante. O dia 19 representa a data de exibição do primeiro filme brasileiro. Já o dia 5 foi quando Humberto Mauro, o pai da sétima arte no Brasil, faleceu.