Eles são especiais
Hoje é um domingo especial. Isso porque, em 27 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Idoso. A data busca homenagear todos os idosos brasileiros e destacar a importância de respeitar essa geração que tem muito o que ensinar para todos nós. No dia 1º de outubro, é celebrado o Dia Internacional do Idoso. É considerado idoso todos que possuem mais de 60 anos. Essa população é a que mais cresce entre as faixas etárias e, em Mogi das Cruzes, esse aumento é mais evidente. Segundo o responsável pela Coordenadoria do Idoso da cidade, Nelson Albissú, a terceira idade mogiana cresceu cerca de 13%. Esse crescimento é fruto do aumento da expectativa de vida, consequência de uma vida saudável e ativa em que estão inseridos. Aquela história de que os idosos têm que ficar em casa, é coisa do passado. Eles são uma geração cheia de vida e que tem muito o que mostrar.
Cada vez mais ativos e presentes
Para comemorar o Dia Nacional do Idoso, o coordenador do Idoso em Mogi comenta sobre a sua importância. "O idoso é fundamental para a sociedade. É ele o detentor da memória e da experiência. Tem muito o que dizer e deve ser ouvido", afirma Albissú. Para ele, a terceira idade mogiana tem diferentes perfís, por isso, a Política Pública do Idoso de Mogi prepara programações para todos os gostos. "Temos programas na area da saúde, missas, cultos e atividades de entretenimento. Eles gostam muito de bailes e centros de convivência", explica.
Para Albissú, um dos avanços para os idosos foi reconhecer sua importância e a integração que essa nova política proporcionou a eles. "O idoso ficava em casa e sozinho, muitas vezes por ter perdido a rotina do trabalho. Os centros de convivência e as atividades voltadas a eles trouxeram de volta a socialização. Outra questão é o entrosamento entre gerações, que é fundamental", diz.