A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo lançou na última segunda-feira (21) o Plano de Desenvolvimento da Indústria de Games, uma política pública inovadora e transversal que visa posicionar o estado como protagonista nacional e internacional na indústria de jogos eletrônicos e tecnologias imersivas. Com investimento de R$ 8,2 milhões em editais e ações integradas, o plano está organizado em cinco eixos estruturantes: formação profissional e empregabilidade, fomento e financiamento, produção e distribuição, internacionalização, e governança.
“Estamos diante de uma indústria que reúne criatividade, inovação e tecnologia, pilares essenciais para a nova economia que queremos impulsionar em São Paulo. Este plano constrói um ecossistema sustentável que fomenta empregos qualificados, apoia novos negócios e promove diversidade no setor”, afirmou a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.
No eixo de formação profissional, a Escola de Audiovisual, Games e Tecnologia, já em funcionamento no âmbito do programa CULTSP PRO, oferece cursos técnicos, criativos e de gestão para formar profissionais em cinema, TV, desenvolvimento de games, design, marketing e direitos autorais. O plano prevê ainda programas de capacitação continuada, mentorias e laboratórios de criação, em parceria com a rede estadual de ensino técnico, universidades públicas e espaços culturais.
Na área de fomento e financiamento, serão disponibilizados R$ 8,2 milhões via Fomento CULTSP, para apoiar o desenvolvimento, finalização e publicação de jogos eletrônicos e conteúdos em realidade aumentada, virtual e mista. Por meio da Desenvolve SP, agência de fomento do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). será oferecida uma linha de crédito de até R$ 300 mil para estúdios independentes. Além disso, o plano incentiva pesquisa, desenvolvimento de protótipos e inovação no setor.
No eixo de produção e distribuição, o governo implementa programa de aceleração para negócios criativos, com até R$ 50 mil por projeto, formação empreendedora e parcerias internacionais para certificação técnica em engines profissionais. Essas ações visam fortalecer a capacidade produtiva e facilitar a conexão com o mercado nacional e internacional.
O eixo de internacionalização prevê apoio institucional e logístico para que estúdios paulistas participem de feiras e rodadas de negócios, além de estimular a exportação de jogos desenvolvidos no estado e a integração com plataformas globais de distribuição.
Por fim, a governança será reforçada por meio da criação e monitoramento de indicadores setoriais, em articulação com ABRAGAMES (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais), ACJOGOS-SP (Associação de Criadores de Jogos de SP.) e XRBR (comunidade brasileira de empresas e profissionais atuantes no mercado de X-Reality). A Câmara Setorial será consolidada como instância permanente de diálogo entre poder público e setor produtivo, garantindo a construção colaborativa de políticas públicas.
CULTSP na Estrada
Também foi lançado nesta semana, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, CULTSP na Estrada. O programa reúne estrutura e amplia as ações culturais itinerantes da pasta no interior e no litoral. A proposta articula diferentes projetos e equipamentos da Secretaria em uma agenda coordenada de circulação, com oficinas, exposições, apresentações e atividades formativas em escolas públicas e espaços comunitários.
“O CULTSP na Estrada representa um avanço decisivo na política cultural do estado, fortalecendo e expandindo a presença da Secretaria em todos os territórios paulistas. Por meio de uma articulação estratégica, o programa conecta nossos projetos às especificidades de cada comunidade, promovendo o acesso à cultura e à formação artística de maneira integrada, ampla e transformadora, gerando impactos reais no desenvolvimento social, cultural e econômico das regiões atendidas”, destacou a secretária da Cultura.
Entre as ações que integram o programa está a itinerância das Fábricas de Cultura, que leva oficinas e apresentações baseadas em suas metodologias a cidades que não possuem unidades fixas. A gestão é feita pelas Organizações Sociais Poiesis e Catavento Cultural e Educacional.
Em 2025, a itinerância das Fábricas de Cultura passará por 14 municípios, incluindo Bertioga. Mais informações no site https://www.cultsppro.org.br/.