Uma pesquisa divulgada no último domingo (19) pelo instituto brasileiro Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) apontou que 44% dos brasileiros acreditam que o Brasil corre risco de se tornar um país comunista. O levantamento indica ainda que 48% discordam da afirmação. Já outros 2% não discordam, nem concordam.

Os maiores índices daqueles que acreditam que o país corre o risco de se tornar um país comunista foram registrados nas regiões Norte e Centro-Oeste (47%) e na região Sudeste (48%). No Nordeste, por outro lado, apenas 35% acreditam que a possibilidade exista.

Já no recorte por religião, os evangélicos são os que mais concordam que o risco existe, com 57%. Entre os católicos, o índice é bem mais baixo e apenas 39% acreditam que exista essa possibilidade, mesmo percentual registrado entre aqueles que se declaram de outras religiões ou sem religião.

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 6 de março de 2023, com 2 mil pessoas de 128 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Aprovação Presidente Lula 

O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro com dirigentes de centrais sindicais, no Palácio do Planalto.
O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro com dirigentes de centrais sindicais, no Palácio do Planalto. - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pesquisa do Ipec, realizada entre os dias 2 e 6 de março, mostra que a maioria relativa dos brasileiros considera a gestão do Presidente Lula como ótima/boa (41%). Esta é a primeira pesquisa de avaliação do governo Lula, realizada 2 meses após o início do novo governo. Os que consideram a atual administração como regular totalizam 30% e outros 24% acham que está ruim ou péssima. Apenas 5% não sabem ou
preferem não responder.