Com a chegada do inverno, que começou na última quinta-feira (20), a pele desidrata e fica sujeita ao desenvolvimento de alergias, fungos e dermatites, em razão da umidade do ar. Como explica a fisioterapeuta com especialização em dermatologia, Vanessa Mariano, que destaca também a importância de nutrir e manter o corpo hidratado durante o frio. Entre os cuidados para essa época do ano, ela recomenda atenção com a alimentação, produtos usados na pele, e com a temperatura do banho.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

A fisioterapeuta, que também é especialista em harmonização facial e corporal, explicou que durante o inverno o corpo humano tenta produzir calor para combater o frio, o que ocasiona a desidratação e o ressecamento da pele, já que nesse processo ocorre a perda de água. E é por esse motivo, que a dica é aumentar a ingestão de água e frutas para repor a hidratação perdida.

Vanessa esclareceu ainda que a nutrição adequada também é de extrema importância no cuidado com a pele, já que a alimentação reflete em todo o corpo. A recomendação é evitar alimentos gordurosos e calóricos. Outro ponto importante é a sensação de sentir mais fome no inverno, o que ocorre, segundo ela, já que o metabolismo aumenta, mas ainda assim, é importante buscar a moderação na escolha dos alimentos. 

Também é indicado evitar banhos muito quentes e não se secar em toalhas úmidas para proteger a pele de dermatites, fungos e alergias. Mesmo tomando os cuidados necessários, de acordo com Vanessa, é comum a pele apresentar alergias no frio, e se isso ocorrer a dica é procurar um médico dermatologista, que irá indicar o tratamento adequado.

O skincare e outros tratamentos

Para a especialista, o ideal para os dias de inverno é optar por tratamentos que hidratem a pele, como peelings para rejuvenescimento e clareamento de manchas, porém, evitando o sol após a realização dos procedimentos. Vanessa também salientou a importância de fazer uso do filtro solar em qualquer época do ano. “Além de ser uma camada protetora contra radiação solar, previne o câncer de pele e o envelhecimento precoce. Com crianças e adolescentes, devemos ter os mesmos cuidados”, acrescentou.

Manter uma rotina de skincare também contribui para uma pele saudável, segundo Vanessa. Ela reforçou que cada pessoa tem um tipo de pele, que pode ser oleosa, seca ou mista, portanto, é necessário consultar um profissional de estética que indique o produto certo. Para adolescentes com acne (espinhas), a orientação é fazer uso de dermocosméticos oil free (não oleosos). 


*Texto supervisionado pelo editor

Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98