A Ford anunciou o lançamento do Mustang Black Shadow, edição especial comemorativa de 55 anos do esportivo, e mais oito ações de produto no Brasil em 2020. O anúncio foi feito por Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul, no tradicional encontro de fim de ano com a imprensa, em que fez um balanço de 2019 e revelou os novos passos da empresa no mercado brasileiro.
Ele destacou que este ano celebra os 100 anos da Ford no Brasil. "Lançamos as bases para construir um negócio mais ágil, eficiente e centrado no consumidor, nos preparando para os próximos 100 anos. Para nós, é o começo de uma nova era", disse o executivo.
Em 2019, a empresa passou por mudanças estruturais importantes na América do Sul, preparando-se para as transformações da tecnologia, do mercado e do perfil dos consumidores na próxima década. Tanto é que o executivo da Ford questionou: "Você pode imaginar como será o mundo daqui a 10 anos, todas as mudanças que vão ocorrer principalmente no setor automotivo?".
Ele ainda destacou: "A tecnologia de conectividade 5G vai mudar o modo como as pessoas se comunicam e pensam sobre mobilidade. Vai transformar a cultura e o comportamento numa velocidade nunca vista. E é para isso que estamos preparando os nossos negócios".
O proceso de modernização da Ford inclui a mudança da sede administrativa para um novo endereço em São Paulo, que será realizada em março. O novo prédio oferece uma estrutura que permitirá modificar totalmente o conceito de trabalho na empresa.
E não para por aí. Na área específica de produto, Lyle Watters apontou o Mustang Mach-E, SUV elétrico, da família Mustang e recém-revelado globalmente, como exemplo da nova direção da marca. "Nada simboliza melhor o futuro da Ford do que o Mach-E. Um carro fantástico, impensável há alguns anos", disse.
O executivo frisou que o modelo combina eletrificação com o estado da arte da tecnologia e conectividade. "Mas ele tem algo diferente: é um Mustang, que traz emoção e paixão inquestionáveis. Esta é a nossa missão na Ford, tornar a tecnologia acessível e o mundo melhor, sem deixar de lado nossa paixão e emoção", salientou.
Black Shadow
O Mustang abre a lista de novidades da Ford no Brasil, com o lançamento da edição especial Black Shadow no começo de 2020. O modelo é equipado com motor V8 de 466cv, transmissão automática de 10 velocidades e base mecânica do modelo GT 3 Premium, com itens de diferenciação exclusivos.
O Black Shadow possui teto e aerofólio pretos, faixas exclusivas nas laterais e no capô, novas rodas de 19 polegadas e emblema em preto na grade dianteira. Na cabine, além do revestimento dos bancos e das portas em Alcântara, com costuras especiais, há acabamento de fibra de carbono no painel central e na alavanca do câmbio.
O emblema "55 Years" (55 Anos) se destaca no painel. "O Black Shadow traz tudo o que os fãs do Mustang apreciam: alta potência, exclusividade e personalidade marcante, com a tecnologia mais avançada já oferecida no nosso pony car. É um carro digno de colecionador", disse Watters.
Novos produtos
As oitos ações de produto que a Ford programou para 2020 reservam boas surpresas para os consumidores. Uma delas já é conhecida: o SUV Territory.
Elas se somam aos importantes lançamentos feitos pela marca em 2019, que incluíram o EcoSport Run Flat, o Ka 1.0 FreeStyle, o Edge ST e a Ranger 2020, picape que teve um expressivo crescimento nas vendas, principalmente na versão topo de linha Limited. O Ka foi outro destaque, como o segundo mais vendido da indústria.
No pós-vendas, a Ford lançou o Auto Busca, aplicativo inédito de venda de peças para oficinais e reparadores independentes, considerado uma revolução na indústria.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é outro tema que deve ganhar atenção crescente dos consumidores. Nesse sentido, para completar, Lyle Watters citou alguns avanços da empresa no uso de materiais reciclados e subprodutos agrícolas na produção das peças automotivas da empresa.