As chuvas atingiram 11 milímetros em aproximadamente 70 minutos, segundo informou a Prefeitura de Suzano, por meio de dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O grande volume de água em um curto período de tempo foi suficiente para causar alagamentos, inundar 70 casas, derrubar árvores e deixar desabrigados, sem contar que alguns pontos da cidade também registraram queda de energia elétrica.
Além do Jardim Belém e da Vila Amorim, o município também registrou pontos de alagamentos no Jardim Portugalia e na região do Parque Maria Helena. Apesar do forte temporal, a administração municipal informou que não houve ocorrências de deslizamentos e desmoronamento, destacando que o plantão da Defesa Civil pode ser acionado pelo telefone 4746-2344.
A prefeitura informou que as famílias afetadas pela chuva receberam colchões, cobertores e água potável. Diante da situação e prejuízos, o Fundo Social de Solidariedade está arrecadando roupas e alimentos não perecíveis, além de produtos de limpeza e higiene pessoal. Quem puder colaborar, pode entrar em contato pelo telefone 4745-2188.
A linha de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também sofreu uma pane durante o temporal e, em caso de emergência, a população pode acionar o auxílio por meio do telefone 95324-4680. (F.F.)