Ao longo desta semana muitas ações da prefeituras da região e também do governo do Estado se concentram na segurança viária, em razão da Semana Nacional do Trânsito. São atividades de conscientização em pontos estratégicos das cidades, e principalmente com foco nas crianças e jovens como multiplicadores do aprendizado para um trânsito mais gentil e seguro para todos os envolvidos: motoristas profissionais e amadores, ciclistas, motociclistas e pedestres.
Destaque também nesse período para a intensificação dos romeiros que circulam pelas rodovias com destino à cidade de Aparecida, antecipando as comemorações do Dia da Padroeira do Brasil, celebrado em 12 de outubro. Embora venha crescendo, nem sempre a opção é a Rota da Luz, que oferece mais segurança e o apoio inclusive de uma associação formada por peregrinos, moradores e comerciantes das cidades.
Voltando ao trânsito de cada dia, destaque na edição digital de hoje para iniciativas do governo estadual, como a entrega do Infosiga 3.0, versão atualizada da plataforma de dados e estatísticas do Detran-SP sobre o trânsito do Estado. Além dos dados de acidentes e vítimas fatais nas vias das cidades paulistas, uma novidade é o custo de sinistros de trânsito ao sistema público de saúde, estimado em mais de R$ 12 bilhões apenas no ano passado, além de uma seção que identifica o perfil de condutores e dos veículos envolvidos. É com base em dados que teremos políticas públicas mais efetivas.
Também vem aí o 1º Plano de Segurança Viária do Estado de São Paulo (PSV -SP), que, segundo o Estado, está alinhado à meta comum da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) de diminuir em 50% os óbitos registrados em vias urbanas e rodovias até 2030, podendo salvar 19 mil vidas.
Importante ressaltar também o papel dos condutores e demais participantes do trânsito cotidiano, que devem sempre estar muito conscientes de seus deveres, conforme estabelece a legislação nacional, atento não apenas ao que lhe diz respeito, mas ao movimento das vias por onde circula.