No aniversário de 126 anos de Guararema, celebrado nesta sexta-feira (19), o conselheiro do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Alto Tietê, Renato Torquato Rissoni, avalia que a cidade tem potencial para ampliar sua indústria sem perder o “charme de interior”, a vocação turística e o foco na preservação ambiental. Segundo ele, o município reúne cerca de 80 empresas industriais, que empregam aproximadamente 4 mil pessoas.
Embora o setor não seja a principal atividade econômica, Rissoni ressalta que ele traz impactos positivos, com destaque para as áreas de alimentos e metalurgia. O conselheiro destacou ainda que a localização estratégica do município favorece a expansão industrial. Guararema está próxima às rodovias Presidente Dutra, Ayrton Senna e Carvalho Pinto, além de ter fácil acesso ao aeroporto de Guarulhos e a centros industriais como Mogi das Cruzes e o Vale do Paraíba.
Rissoni observa que o núcleo industrial da cidade concentra empresas de pequeno, médio e grande porte, muitas das quais se desenvolveram às margens da Dutra. Entre elas, ele destaca a Panco, indústria alimentícia que atende todo o Brasil, além de unidades de metalurgia e de produtos elétricos, como interruptores e antenas.
Para o conselheiro, a cidade tem condições de receber novas indústrias sem comprometer sua identidade. “Ganhar mais indústrias não significa que Guararema vai perder as características de cidade de passeio e descanso. É possível equilibrar o crescimento industrial com a preservação ambiental e o turismo”, afirma. O equilíbrio, segundo ele, é possível pois a cidade tem "território amplo disponível para novas empresas".
A capacidade de conciliar desenvolvimento econômico com qualidade de vida e preservação do patrimônio natural e histórico, na avaliação do conselheiro, é o que diferencia Guararema de outras cidades da região. “A cidade consegue ter, no mesmo território, áreas para grande crescimento industrial e, ao mesmo tempo, manter suas tradições e vocação turística”, conclui.