Uma das cidades mais charmosas da região completa nesta sexta-feira, dia 19 de setembro, 126 anos. Guararema, assim como Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba, é uma das aniversariantes do mês, com uma trajetória marcada por importantes avanços, principalmente no turismo e agora na Saúde, com as obras do Hospital Municipal chegando ao fim. Porém, como todos os demais municípios do país, ainda há desafios para serem superados. 

Mais conhecida como destino turístico para muitos moradores da região e também de localidades próximas, a cidade também tem um comércio e indústria pujantes, como destacamos no especial preparado para celebrar a cidade. O empreendedorismo também vem sendo impulsionado com apoio do escritório regional do Sebrae-SP, que tem feito ações em conjunto com a Prefeitura. 

Guararema, aliás tem à frente, em seu segundo mandato, o prefeito José Luiz Eroles Freire, o Zé, que tem dado continuidade a um legado que começou em outros tempos com Conceição Alvino, mãe do deputado federal Márcio Alvino, tendo ambos sido prefeitos, e mantendo até hoje uma parceria importante com a cidade, que se reflete em mais recursos e investimentos. 

Voltando ao turismo, o grande objetivo para a cidade, que tem investido em festivais e eventos diferenciados ao longo do ano, é tornar-se Estância Turística, como revela o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori. Com uma longa trajetória na música, ele conta que foi abraçado pela cidade e tem desenvolvido importantes projetos. 

A cidade se tornou uma referência para a região, indo muito além do destino turístico, sendo uma das primeiras com uma moderna central de monitoramento, que fortaleceu a segurança, e também avança na educação, sendo destaque na alfabetização e em indicadores do segmento.

Como sempre há muita ainda a avançar, mas Guararema segue evoluindo e em franco crescimento, com a expectativa de um futuro ainda mais promissor nos próximos anos, sem perder o charme que atrai milhares de turistas ao longo do ano, e contribuindo para a melhoria contínua da qualidade de vida.