Quem está em sala de aula sabe o quanto tem sido desafiador educar em meio às inovações tecnológicas que, de forma imediata, respondem às dúvidas dos alunos. Com as Inteligências Artificiais Generativas (IAs), a espontaneidade está presente nas novas gerações, que utilizam ferramentas como ChatGPT, Copilot, Gemini e até Alexa para realizar tarefas e pesquisas escolares em segundos.

O problema está no uso desses recursos e na apropriação dos dados obtidos, já que muitos estudantes ainda não são orientados quanto aos mecanismos das IAs e à responsabilidade que exigem. Essa preocupação envolve os professores, que não podem ignorar essas tecnologias, mas precisam se preparar para que a utilização na educação seja promissora. Afinal, elas já fazem parte da rotina da maioria dos estudantes brasileiros.

A 15ª edição da TIC Educação, pesquisa do Cetic.br e NIC.br, revelou que sete em cada dez alunos do Ensino Médio, usuários da internet, recorrem à IA para pesquisas escolares. No entanto, apenas 32% dizem ter recebido orientação sobre como utilizá-la. No Ensino Fundamental, o uso aparece entre alunos dos anos iniciais (15%) e finais (39%). Considerando todos os estudantes desses ciclos, a proporção é de 37%, mas só 19% foram instruídos por professores sobre como aplicar a tecnologia na aprendizagem.

O estudo – que ouviu 7.476 alunos e 1.462 professores - reforça a urgência de promover o uso crítico, seguro e criativo das tecnologias digitais. A IA generativa já é realidade da educação básica ao ensino superior, mas ainda carece de mediação pedagógica. Cabe aos professores se atualizarem para formar uma geração imersa em algoritmos, bolhas informacionais e nichos digitais, que, se mal utilizados, podem gerar exclusão social, vieses ideológicos e desinformação. É preciso planejamento para que a educação digital e midiática seja implementada de forma sistemática.

 

Suéller Costa é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta