A campanha Agosto Dourado chama a atenção para a importância da amamentação, sendo o leite materno um alimento essencial para as crianças nos primeiros meses de vida. Cidades da região se mobilizam em diversas ações para conscientizar sobre o tema e estimular esse gesto simples, que além de fortalecer a saúde dos pequenos, também consolida o vínculo com as mães.
Em Suzano, um dos destaques é a primeira caminhada, organizada pelo Hospital e Maternidade da cidade em parceria com a Prefeitura, prevista para o dia 23 de agosto. Além das ações nas unidades de saúde e na Clínica da Mulher, com rodas de conversa e palestras, como foco em gestantes e puérperas (período de 45 dias depois do parto).
Mogi das Cruzes também vem realizando ações de conscientização desde o início do mês nas unidades de saúde, e mantém o Banco de Leite Humano, criado em junho de 2013, que muito tem contribuído para promover e apoiar o aleitamento materno. O leite captado das doadoras é destinado a bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa da cidade.
São iniciativas importantes para a saúde das crianças e para o vínculo entre elas e suas mães, fortalecendo também toda a família, que pode e deve apoiar esta etapa inicial da vida. Claro que nem tudo são flores e há desafios na amamentação, fazendo com que muitas mães precisam recorrer a fórmulas, mas é preciso incentivar o aleitamento e orientar as mães desde o pré-natal sobre a fase tão importante, como ocorre ao longo desse mês e deve se estender ao longo de todo o ano.
O leite materno é considerado o alimento mais completo e equilibrado para os bebês, com nutrientes e sais minerais. A recomendação dos especialistas é que seja oferecido com exclusividade até os seis meses de idade. Por isso a importância da mobilização através do Agosto Dourado.
Vale ressaltar também que é preciso mostrar que este ato de amor, ainda visto com olhares de preconceito, não precisa ser escondido, mas deve ser tratado com naturalidade por todos.