A formação das novas gerações começa nos bancos escolares, mas a jornada termina com a convivência de situações e cobranças reais. Levar o aprendiz para a realidade de seu ofício não é apenas um investimento no futuro funcionário, mas no futuro da empresa e da comunidade como um todo.
A abertura de mais de mil vagas de estágio em Mogi das Cruzes e região, anunciada na edição de hoje do MogiNews/DAT, ganha as manchetes não apenas pela oportunidade que se abre para milhares de alunos, mas pela raridade em que as empresas, públicas ou privadas, investem em estagiários.
O levantamento mais recente da Associação Brasileira de Estágios (Abres) aponta que dos mais de 8,7 milhões de estudantes do Ensino Médio e Técnico do país, pouco mais de 214 mil fazem estágio em empresas, uma proporção de pouco mais de 2,4%. No ensino superior, a proporção é ligeiramente maior: dos 8,4 milhões de estudantes, 686 mil estão como estagiários (8,1%).
A retomada da atividade econômica após a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) é apresentada como prioridade por todos os gestores públicos, independentemente de seu escalão. O investimento na educação também figura entre as principais necessidades da nossa sociedade, e propostas como a implantação do Programa de Ensino Integral (PEI) no ensino público estadual vem sendo a principal arma na luta pela reforma da educação em médio e longo prazo - pelo menos é a proposta mais madura.
Assim como o ensino integral, o programa de estágio pode e deve ser considerado com o máximo de zelo, no equilíbrio entre o tempo dos estudantes-estagiários e o processo de aprendizagem; em que o aprendiz de fato aprenda, e que não haja qualquer tipo de exploração de nenhuma das partes.
Programas de estágio e aprendizado técnico não são uma exclusividade moderna. A necessidade de complemento da renda familiar ou a busca pela independência dos jovens, também é tão antiga quanto o trabalho. Esta relação, com maturidade e cuidado, para a formação de novas gerações de profissionais não é nada mais que a própria jornada de nossa civilização.