Opondo-se à via natural das coisas legais e harmônicas surgem os tiranos de três cepas: os que chegam pela força das armas, pela sucessão hereditária, ou pela eleição com voto universal. Como talvez fosse o nosso caso!
Assim é importante ter ciência: qualquer tirano existe devido à aceitação popular! A tirania vira realidade somente quando o povo prefere suporta-la, sem ousar contrariar o soberano. O tirano não tomaria conhecimento do que o povo faz se o povo não fosse seu objetivo. O tirano não maltrataria seu povo se o próprio povo não lhe oferecesse as mãos. O tirano não esmagaria o povo se o povo não lhe desse os seus próprios pés. O tirano não teria poder se o povo não lhe tivesse dado tal poder.
Em democracia ou fora dela, todo poder emana dele, povo e se existe tirano é porque o povo o formatou. O tirano não perseguiria seu povo se o povo não fosse conivente com ele. O tirano possui existência porque o povo encobre os que roubam em nome do tirano, passando a ser cúmplice pela própria tirania.
A tirania existe porque o povo é traidor, de si mesmo. É espantoso e impressionante ver milhões de homens em tudo curvados, esmagados e dominados, não por alguma força superior, mas sim apenas pelo nome de uma só pessoa cujo poder não deveria assustar ninguém porque é só um homem!
Triste é ver um grande número de pessoas que não obedecem às regras convencionais, mas servem cegamente a tiranos. Assim de jeito algum são governadas, mas tiranizadas Tudo isso por não possuírem nenhum tipo de sábia liberdade própria. Triste é o povo que suporta pilhagem, crueldade, não de um exército, não de uma horda de bárbaros, mas de um único homem. Povo submisso a um tirano é povo covarde!
Aceite-se que poucos homens se deixem esmagar por um só, mas é inacreditável quando mil ou mais homens estão submissos a só uma pessoa e não se atrevem a desafiá-lo por covardia. Face a estas observações convém ressaltar que os povos por covardia se deixam oprimir, ao se tornarem também passivos, por manifesta covardia.
Raul Rodrigues é engenheiro e ex-professor universitário