Em 2 de setembro de 2010, Mogi das Cruzes ganhou uma escola de aviação civil, tendo como diretor presidente um jovem de 25 anos de idade, Leonardo Canalli. É formado como piloto comercial de avião, além de ser formado em engenharia aeronáutica. É a primeira e única escola de aviação homologada pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil (Agência vinculada ao ministério da infraestrutura) de Mogi das Cruzes.

A escola atua desde 2016 em treinamentos técnicos aeronáuticos e passou a ser certificada pela ANAC por meio da Portaria ANAC Nº. 2.244 de 2 de setembro de 2020, publicada no Diário Oficial da União em 9 de setembro de 2020. A atuação da escola se dá em treinamentos teóricos de aviação covil na modalidade EAD (à distância), atendendo alunos do país inteiro, com mais de 4.000 alunos treinados ao longo da sua história.

O treinamento prático envolve disciplinas ligadas ao Serviço de bordo, Evacuação de Emergência em aviões, Combate ao Fogo, Primeiros Socorros e Sobrevivência na Selva. Por isso, após a recepção e treinamentos na sede da escola, desloca-se com os alunos para Arujá, em um campo de treinamento de sobrevivência na selva. Neste mês de outubro a escola recebeu em torno de 50 (cinquenta) alunos de vários Estados (AP, AL, BA, DF, MG, RS, ES e PR). Foi uma ótima oportunidade para Mogi das Cruzes, pois, os alunos visitaram a escola e Mogi das Cruzes com os seus familiares, ocupando hotéis e colaborando para arrecadação do Município (hotéis e refeições). Nesta oportunidade devemos homenagear o jovem Leonardo Canalli pelo trabalho, prestígio e dedicação a Mogi das Cruzes. Esta escola ATC é algo inédito nesta cidade. Portanto, os cidadãos mogianos devem se encher de orgulho por ter uma escola de aviação. O Município de Mogi das Cruzes cresce cada vez mais, portanto as autoridades devem estar cada vez mais atentas, pois, a cidade tem muito a oferecer.


Olavo Arruda Câmara é advogado, professor, mestre e doutor em Direito e Política