Você já parou para pensar como estará daqui 20, 30 ou 40 anos? A expectativa de vida no Brasil é de 75,4 anos, e sobe a cada ano. Ou seja, teremos muito tempo pela frente para organizarmos o nosso amanhã.
Você também tem a impressão de que as pessoas mais velhas encolhem um pouco? Será que isso acontece mesmo? Sabemos que alguns fatores relacionados à visão, audição e memória, por exemplo, podem ser afetados conforme a idade avança, mas será que a altura também entra nessa lista?
Não só é possível que isso aconteça conforme você vai ficando mais velho como existem relatos de pessoas que começaram a "encurtar" depois dos 30 anos. Aliás, entre os 30 e 70 anos os homens podem diminuir até 2,5 cm e, as mulheres, 5 cm. Depois dos 80, tanto homens quanto mulheres podem perder mais 2,5 cm de altura.
Muitas pessoas costumar relacionar dores nas costas com a idade, mas alguns fatores como postura inadequada, lesões e doenças crônicas, podem envelhecer a coluna antes do tempo. Conforme os anos vão passando, o metabolismo fica mais lento e é comum que se perca massa muscular magra e se ganhe gordura. Essa condição é conhecida como sarcopenia, e ela pode fazer com que uma pessoa idosa acabe perdendo alguns centímetros de altura.
O processo degenerativo das vertebras e discos são naturais, mas também está suscetível aos hábitos de vida do indivíduo. Para evitar o problema, devemos praticar atividades físicas orientadas, evitar o tabagismo e manter a postura sempre reta e alinhada.
Fisioterapia, quiropraxia e RPG (Reeducação Postural Global) podem amenizar as dores e impedir o avanço do envelhecimento da coluna. Estas especialidades proporcionam mais equilíbrio para o corpo e fortalecem as vertebras. É preciso não se esquecer de ingerir alimentos ricos em cálcio e vitamina D, para que seus ossos fiquem sempre fortes. Com essas estratégias é possível diminuir o processo degenerativo fisiológico e também diminuir o risco de obter uma osteoporose deixando os ossos mais fortes e menos propensos às fraturas.