Quem deve servir ao povo? Os políticos, as instituições ou o Estado? Obviamente tem que ser o Estado (incluindo as três esferas de poder: municípios, estados e a União). Mas, com tantas roubalheiras nas últimas décadas, é o povo que está servindo e sustentando o Estado, os políticos e as instituições. O povo sofrido faz tudo em prol do Estado, mas esta instituição não retribui.
É o materialismo que tem dominado a maioria dos cidadãos que estão alienados pela cultura negativa que foi implantada ao longo dos anos, tornando a maior parte deles fantoches. A maioria dos prefeitos e governadores demonstram comportamentos amorais e tudo se tem feito para o egoísmo e busca constante do poder. É impossível pensar em espiritualidade, pois o pensamento está voltado para os interesses pessoais e não para o próximo. Como será possível preparar os cidadãos para que se tornem firmes, recatados e eliminem o egoísmo?
A educação não pode ser somente dos professores, mas das famílias e do Estado. Como preparar os cidadãos para que possam agir em prol de toda a sociedade? Ética, moral, cultura e cidadania devem ser os predicados que o Estado, por meio das instituições públicas e privadas, deve ofertar. Os cidadãos também precisam fazer de tudo para cumprirem os seus deveres. O que se vê na atualidade! Lares e famílias destruídos, péssimos exemplos vindo de muitas instituições públicas e dos líderes tanto da política, como de empresas e oportunistas do mundo artístico.
Os debaixo sempre seguem os bons e maus exemplos vindos de cima. Em todas as camadas sociais há cidadãos de bom caráter e mau caráter. Que sociedade o Brasil está criando: crimes de toda ordem, jovens usando drogas dentro das salas de aulas, professores alienados por ideologias e impondo aos seus alunos ou "fazendo as cabecinhas dos adolescentes" para que sigam as suas doutrinas. E quanto às universidades públicas nem é bom falar. Caros jovens e adolescentes eliminem a escravidão das ideologias e não se tornem reféns dos seus professores.