O pé tem função essencial para sustentação e locomoção do corpo humano, tornando necessário conhecer sua estrutura, seus tipos e suas propriedades. É constituído de vinte e seis ossos, sendo sete tarsais, cinco metatarsais e catorze falanges.
Os pés se caracterizam como uma complexa e importante estrutura dos membros inferiores, eles são indispensáveis para a estabilidade corporal e marcha, possuindo diversas funções. Seja para andar, correr, exercitar-se ou apenas ficar em pé, ter pés confortáveis e bem cuidados torna a experiência muito mais prazerosa. Por esse motivo, saber como cuidar de seus pés é importantíssimo.
É muito comum esquecer-se de dar atenção e tratamento especializados aos nossos pés, só que estudos relatam que nove de dez pessoas terão problemas com seus pés antes dos 30 anos e quando não tratados corretamente com orientação de profissionais especializados em pés e em movimento humano, podem gerar complicações que irão acompanhar por longos anos.
Em muitos casos, há alguns alongamentos e exercícios simples que podem ajudar a manter os pés em forma, porém existem algumas situações em que não se recomenda cuidar de seus pés por conta própria.
Além disso, para a maioria das pessoas, um corte ou uma bolha até incomoda, mas é um problema relativamente insignificante, mas para um diabético, essas "pequenas" feridas podem ter sérias consequências. Os pés de um diabético têm duas desvantagens que podem levar a problemas sérios e específicos, além da circulação reduzida, uma perda da sensibilidade nos pés, chamada neuropatia, pode fazer com que o diabético não sinta pequenas dores que normalmente indicam que cortamos ou machucamos. Como resultado, os problemas menores podem passar despercebidos e não serem tratados, assim desenvolve-se uma infecção.
Por fim, uma das melhores maneiras de evitar problemas nos pés é o cuidado preventivo, então, não deixe de cuidar bem dos seus pés. Eles merecem