O governo do Estado de São Paulo anuncia hoje uma nova atualização do plano de retomada consciente, que deve oficializar a promoção das categorias regionais no processo de flexibilização da quarentena motivada pela disseminação do coronavírus. A expectativa do Alto Tietê é de que a região saia da fase vermelha, de maior rigor no bloqueio dos setores não essenciais, e entre na fase laranja, que libera de forma gradativa alguns setores de trabalho. E, pelas conversas entre os prefeitos dos municípios do Alto Tietê com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, tudo indica que nossa região terá as primeiras atividades comerciais funcionando muito em breve.
Tal qual aconteceu com a capital paulista, no início do mês, seriam abertos escritórios e concessionárias, ainda com horário restrito, mas que configuram no primeiro passo para a retomada. Em Mogi, os comerciantes, representados pela liderança da categoria, prometem seguir as regras definidas para a fase laranja. Na segunda-feira passada, a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) entregou um documento ao prefeito Marcus Melo se comprometendo a cumprir a cartilha de segurança e de proteção, tanto dos lojistas, como de funcionários e clientes. O mesmo ocorre em outras cidades.
Tudo isso, vale lembrar, mesmo com o isolamento social perdendo cada vez mais força. Basta andar pelas ruas que é possível ver a quantidade cada vez maior de pessoas transitando. Mais importante e com peso maior na avaliação do Estado para a evolução do relaxamento, a Grande São Paulo teve o índice de ocupação dos leitos de UTI reduzido de 88,1% no início do mês para 74,1% ontem, retração que lhe deu fôlego para reivindicar a promoção. Além disso, o próprio Estado confirmou o envio de 20 respiradores para Mogi e Itaquá, equipamentos que vão aumentar o número de leitos de UTI. Os ajustes foram realizados dentro das regras estabelecidas, resta agora o governo João Doria (PSDB) cumprir a sua parte e liberar o comércio. Será uma boa medida? Para os comerciantes, com certeza. Já para a Saúde, é esperar para ver.