Os primeiros dias após a reabertura parcial do comércio não essencial autorizada pelo governo do Estado ao reclassificar o Alto Tietê para a fase laranja (a segunda na escala da retomada econômica em consequência da paralisação provocada pelo coronavírus), foram positivos. Além de constarem um movimento acima do esperado, os estabelecimentos comerciais conseguiram obedecer às regras obrigatórias de distanciamento e ofereceram as condições exigidas de prevenção, como disponibilização de álcool em gel e higienização constante dos espaços coletivos.
Por sua vez, os consumidores também se comportaram bem, usando máscaras e se prevenindo dos riscos de contaminação. Claro que dos dois lados houve desobediências, mas os índices ficaram abaixo de 5%, parcela que deve ser reduzida com o passar dos dias e o aumento da conscientização de todos.
Os números também foram favoráveis no que diz respeito às taxas de isolamento social nos municípios. Foi com grata surpresa que a reportagem do grupo Mogi News constatou, mesmo com a flexibilização e liberação parcial do comércio, um aumento médio nos índices do Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi) do governo do Estado de São Paulo no final de semana para próximos dos 50%. Ainda que liberadas, as pessoas decidiram ficar em casa.
Para alinhar melhor as ações e garantir a permanência da cidade na etapa laranja do processo de relaxamento, a Prefeitura de Mogi das Cruzes criou o Comitê Gestor de Retomada Gradativa de Atividades Econômicas. A proposta é trabalhar com uma equipe de profissionais e acompanhar a evolução das medidas de forma segura e propor alternativas para o avanço a outras etapas.
Hoje, o governo do Estado vai anunciar a avaliação semanal do Plano São Paulo de Retomada Econômica e, ao que tudo indica, manterá a região na segunda fase, o que já é um bom sinal. Considerando os números relativos ao coronavírus, os demonstrativos de registros de novos casos da doença e de mortes em decorrência da Covid-19 podem revelar os primeiros sintomas de estabilização da pandemia. Vamos torcer para que as expectativas se confirmem.