Após a polêmica sobre a divulgação de dados de contaminados e mortos por Covid-19, o Ministério da Saúde informou ontem que foram registradas 679 mortes e 15.654 novos casos da doença nas últimas 24 horas no país. No total, o Brasil soma 37.134 óbitos e 707.412 contaminados.
A medida ocorre após a suspeita de interferência da Presidência da República nos dados, primeiro com a alteração do horário da divulgação para 22 horas e, depois, com a informação dos resultados diários, sem os números acumulados.
Durante entrevista realizada no início da noite de ontem, Elcio Franco, secretário-executivo da Saúde informou que os números sobre a Covid-19 voltarão a ser divulgados às 18 horas.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou a indicar que o Ministério da Saúde passaria a relatar apenas mortes que ocorreram nas últimas 24 horas. Mas a Pasta manteve a metodologia de somar registros de mortes do dia às de dias anteriores.
Apesar de uma queda em relação aos dias passados, quando os óbitos superaram 1 mil, os números às segundas-feiras costumam ser menores, assim como do fim de semana. O Ministério já justificou que a diferença ocorre porque alguns sistemas de coletas de dados de Estados e municípios não são atualizados nos finais de semanas para serem totalizados. (E.C.)