A entrega do Mirante do Pico do Urubu hoje pela Prefeitura de Mogi das Cruzes devolve ao município um dos pontos mais atraentes do turismo regional. Localizado no topo da Serra do Itapeti, além de oferecer uma deslumbrante vista panorâmica da cidade, o local é utilizado para a prática de esportes radicais, como voos de asa delta e parapente, atraindo para Mogi um bom número de apreciadores das modalidades. Levando em conta a defesa do meio ambiente associada ao incentivo turístico, a obra se transforma num importante benefício para a região.
Segundo a Prefeitura, foram gastos na construção do mirante mais de R$ 400 mil. A plataforma está no pacote de 19 obras previstas para entrega até o início de julho, com investimento total de R$ 21 milhões. No conjunto destacam-se prédios destinados às áreas da Saúde, Educação, Cultura e Segurança, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, a creche no Jardim Universo, o Museu Virtual da Educação (Muve), o Arquivo Histórico "Historiador Isaac Grinberg" e o Polo de Segurança, em Jundiapeba.
O Mirante do Pico do Urubu é mais uma prova da preocupação da cidade com o meio ambiente. Reconhecida como Área de Preservação Ambiental (APA) pelo Estado de São Paulo, desde novembro de 2018, a Serra do Itapeti ganhou destaque nos últimos anos como exemplo de respeito à natureza. Enquanto muitas regiões se preocupam mais com o desenvolvimento urbano, Mogi tem demonstrado uma consciência ambiental acima da média, sem perder o foco no avanço comercial e industrial. O que a atual administração defende é o equilíbrio das ações, o que pode ser percebido pelo pacote de obras anunciado.
As inaugurações obedecem às restrições atuais e não terão a presença de público, mas representam um considerável ganho para a população. Num período extremamente difícil da crise sanitária provocada pelo coronavírus e com o devido respeito às vítimas e suas famílias, a entrega de obras deve ser ressaltada, pois volta as atenções para o futuro. São benefícios que não poderiam aguardar e já estavam programados desde o início do ano. Sejam bem-vindos.