As tradicionais comemorações do Dia da Vitória na 2ª Guerra Mundial foram diferentes em Londres em 2020. Os britânicos ficaram em silêncio nesta sexta-feira, e a rainha Elizabeth se dirigiu ao país no 75º aniversário da data em meio à pandemia do coronavírus, sem aglomerações nem eventos públicos nas ruas das principais cidades do Reino Unido.
Junto com milhões em todo o país, o príncipe Charles manteve silêncio de dois minutos na propriedade da família em Balmoral, enquanto jatos militares sobrevoavam as quatro capitais do Reino Unido.
Os planos originais foram reduzidos depois que o governo proibiu as reuniões sociais de março para conter o coronavírus. A procissão de veteranos e outros eventos envolvendo multidões foram descartados, mas bandeiras e faixas ainda tremulavam e as pessoas presas em casa desfrutavam de um dia de programas especiais de televisão e rádio.
Nos penhascos brancos de Dover, um músico solitário tocava gaita de foles enquanto aviões Spitfire da época da guerra voavam. O primeiro ministro Boris Johnson enalteceu o "heroísmo de inúmeras pessoas comuns" em sua homenagem aos milhões de britânicos que lutaram e viveram a guerra.
"Somos um povo livre por tudo o que nossos veteranos fizeram. Oferecemos nossa gratidão, nossos sinceros agradecimentos e nossa promessa: vocês sempre serão lembrados", disse. (E.C.)